rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Estudo n° 4 - Jesus Cristo, Servo

Quebra gelo

“TODA IGREJA É INUTIL”. Se o foco maior não for o compromisso com Deus!

Muitos querem êxtase e euforia, em vez de compromisso e sacrifício. Muitos querem o calor de um útero em vez de novo nascimento espiritual.

  • Como você reage às palavras acima?

Texto Bíblico

“ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”. (João 13.1-17)

Os apóstolos não podem esquecer que no fim das coisas são apenas servos de Jesus Cristo. Tudo o que somos em Cristo, quer seja apostolo, profeta ou líder, seja o que for só tem sentido se for exercido com atitude de servo de Cristo e do Reino de Deus.

  • O que você aprendeu com este texto, sobre servir os outros?
  • O que você aprendeu a respeito do coração de Jesus?

O perigo do Egocentrismo

Vivemos em um mundo voltando para o EU. O egocentrismo destrói o casamento e a vida familiar. O egocentrismo enxerga o outro (marido, esposa, pai, filho) como alguém que está ali para lhe satisfazer as necessidades e não para ser amado e cuidado.

O egocentrismo atrapalha no trabalho, pois provoca a divisão entre administradores e trabalhadores. Também vimos seus efeitos ate na igreja. Alguns a frequentam apenas para se sentir bem, para ser servidos.

Você consegue ver sinais de egocentrismo no seu trabalho? Na sua casa? Em sua vida?(Líder, talvez seja bom uma pausa com musica para momentos de oração de confissão e arrependimento. Você pode deixar este momento para o final).

Jesus Cristo SERVO

Na época, os judeus esperavam um Messias poderoso, chefe militar, um rei que os libertasse da opressão romana; deliravam com manias de grandeza. Mas os profetas já haviam declarado que o Messias viria sob a forma de servo. O próprio Jesus disse: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mc 10.45).

Jesus nos convida para servirmos as pessoas com nossas vidas – na família, no mercado, no trabalho, na escola, no bairro, na igreja, onde formos. Somos chamados para lavar os pés; isto requer uma reestruturação completa do coração e nas atitudes. Precisamos de uma transformação total em nossos relacionamentos, que nos leve a novas ações. Não podemos nos limitar à linguagem de um servo. Temos que nos portar como um deles.

O que você tem sentido que Deus o convida a fazer, mas contra a qual tem resistido? O que o impede de assumir este papel de servo?

Que pessoa Deus colocou em sua vida para que você a sirva?

Conclusão

(Líder, você pode ungir os pés dos seus discípulos e libere unção de serviço. Estimule-os à ação, especialmente ao serviço que gere evangelismo).

Pastor Jonny

0 comentários: