rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Curvatura mais acentuada




Segundo matéria publicada pela BBC Brasil, “as mulheres desenvolveram colunas vertebrais mais curvadas do que os homens para impedir que percam a estabilidade com o peso da gravidez”. De acordo com especialistas, sem a curvatura mais acentuada, as supostas ancestrais dos seres humanos que caminhavam eretas não poderiam fugir de predadores durante a gestação.

Elas também teriam sofrido de fortes dores nas costas, disse o estudo, publicado na revista Nature.
“Sem a adaptação, a gravidez colocaria um peso maior nos músculos lombares, causando dores e fadiga consideráveis e possivelmente limitando a capacidade de colher alimentos e a habilidade de fugir de predadores”, disse Liza Shapiro, antropóloga da Universidade de Harvard.


Os pesquisadores evolucionistas dizem que a transição para um andar mais erguido verticalmente foi uma das “mudanças-chave na evolução do homem”, mas teve uma conseqüência indesejável para mulheres grávidas. Nos primatas, o feto fica confortavelmente apoiado no ventre, mas em seres humanos, ele fica mais à frente, deslocando o centro de gravidade, o que causaria desequilíbrio.

Causaria, não fosse a curvatura na parte mais baixa da espinha ser mais acentuada nas mulheres do que nos homens. Essa curvatura as ajuda a se manterem em equilíbrio e reduzir o desconforto causado por dores na parte mais baixa da espinha, mesmo nos últimos meses de gestação, quando o abdômen pode pesar quase sete quilos mais do que o normal.

Essa peculiaridade feminina seria fruto de adaptações ao longo dos milênios ou teria mais a ver com design inteligente do nosso Deus?

A curvatura mais acentuada na coluna das mulheres, além de lhes conferir beleza estética adicional, favorece o desenvolvimento da barriga durante a gestação que, diga-se de passagem, é um milagre à parte. Desde a concepção, passando pela diferenciação celular a partir de uma única célula, até o desenvolvimento completo do bebê, tudo nesse processo aponta para um projeto tremendamente bem elaborado, que tinha que funcionar bem desde o primeiro momento.
Deus é maravilhoso! Pensa em cada detalhe!

0 comentários: