rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Mentira vs. Verdade

Deus não mente

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, - na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”. (Tito 1. 1,2)

Aparentemente, a mentira era algo comum em Creta. Desde o início Paulo deixou claro que Deus não mente. O fundamento de nossa fé é a confiança no caráter de Deus. Ele é a fonte de toda verdade, não pode mentir. Crer em Deus nos leva a viver um estilo de vida que o honra. A vida eterna que Deus prometeu será nossa porque Ele mantém suas promessas.

Edifique sua fé alicerçada no Deus fiel e digno, que nunca mente.

Não mintamos aos outros

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas”. (Colossenses 3. 9)

Mentir uns aos outros rompe a unidade e destrói a confiança. A mentira destrói os relacionamentos e pode levar a um sério conflito em uma igreja. Então não exagere as estatísticas, não espalhe boatos ou fofocas, nem diga algo a fim de aumentar a sua própria imagem. Comprometa-se em dizer a verdade.

A verdade ficará para sempre

“O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento”. (Provérbios 12. 19)

A verdade é sempre oportuna; é aplicável tanto ao presente como ao futuro. Por estar relacionada ao caráter imutável de Deus, também é invariável. Pense por um momento sobre os séculos que se passaram desde que esses provérbios foram escritos. Considere as incontáveis horas que foram cuidadosamente gastas para estudar cada texto das Escrituras.

A Bíblia tem resistido à prova do tempo. Pelo fato de Deus ser a verdade, podemos confiar em sua Palavra para nos guiar.

Quem mente anda nas trevas

“Esta é a mensagem que dEle ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nEle não há treva alguma, se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. (1 João 1.5,6)

Andar nas trevas significa viver no pecado e nos prazeres mundanos, tais pessoas não têm comunhão com Ele e não nasceram de Deus (cf. 3.7-9; Jo 3.19; 2 Co 6.14).

Aqueles que têm comunhão com Deus experimentam a sua graça e vivem em santidade na sua presença (v.7; 2.4; 3.10)

Quem é justo não mente

“O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra”.. (Provérbios 13. 5)

O justo prefere sofrer por falar a verdade a evitar o sofrimento usando de mentira (Dn 3.16-18). Tais pessoas sabem que mentir por hábito é pecar contra o Senhor (12.22), que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus (Jo 8.44).

Abandonemos a mentira

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”. (Efésios 4. 25)

A mentira rompe a unidade porque cria conflitos e destrói a confiança. Ela também acaba com os relacionamentos e leva a igreja a um evidente clima de hostilidade e conflito.

Os mentirosos estarão fora do reino de Deus

“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e quaisquer que amam e cometem a mentira”. (Apocalipse 22. 15)

A mentira é o pecado final condenado na Bíblia, possivelmente porque foi uma mentira que levou à queda da raça humana (Gn 3.1-5; cf. Jo 8.44). Estas palavras solenes devem servir de advertência a todos que, inclusive na igreja, acham que Deus tolera a mentira e o engano.

(Autor Desconhecido)

0 comentários: