rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Vencendo a Masturbação

Quando se chega à puberdade, o desejo sexual pode se tornar muito forte. Por causa disso, o jovem pode adquirir o habito da masturbação.

Muitos acham que não há nenhum problema disso. Dizem: “Isso não prejudica ninguém”. Mas há bons motivos para evitar essa pratica. O apostolo Paulo escreveu: “Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo, com respeito ao apetite sexual”. (Colossenses 3.5) A masturbação não amortece, ou seja, não diminui os impulsos sexuais, mas os estimula. Além disso, considere o seguinte:

  • A masturbação faz com que a pessoa aja de modo totalmente egocêntrico. Por exemplo, quando alguém se masturba, se concentra apenas no seu próprio prazer.
  • A masturbação faz com que a pessoa encare os do seu sexo oposto como simples objetos, para sua própria satisfação sexual.
  • A masturbação leva a pessoa a pensar de modo egoísta, e isso pode tornar difícil conseguir satisfação nas relações sexuais no casamento.

Em vez de recorrer à masturbação para aliviar seus impulsos sexuais, esforce-se para cultivar autodomínio. (1 Tessalonicenses 4.4-5) Para ajuda-lo a fazer isso, a Bíblia o aconselha a evitar situações que podem deixa-lo excitado. (Provérbios 5.8-9) Mas e se você se tornou ESCRAVO da masturbação? Talvez tenha tentado parar, mas não conseguiu. Seria fácil pensar que você é um caso perdido e que não consegue viver à altura dos padrões de Deus. É assim que um rapaz encarava a si mesmo. “Quando tinha uma recaída, me sentia arrasado”, diz ele. “Achava que nunca poderia consertar o que tinha feito, era difícil até orar”.

Se for assim que você se sente, não desanime. Você não é um caso perdido. Muitos jovens – e adultos – conseguiram livrar-se da masturbação. Você também pode conseguir!

Como lidar com sentimentos de culpa

Aqueles que têm o hábito de se masturbar muitas vezes são afligidos por sentimentos de culpa. Sem duvida, a “tristeza da maneira que agrada a Deus” pode dar-lhe o incentivo necessário para vencer esse mau hábito. Em 2 Coríntios 7.11 está escrito: “Por outro lado, sentimentos de culpa excessivos talvez tenham um efeito negativo”. Podem fazer com que você se sinta desanimado a ponto de querer desistir da luta. – Provérbios 24.10.

Por isso esforce-se para encarar o assunto do modo correto. A masturbação é uma forma de impureza. Pode fazer de você um ‘escravo de vários desejos e prazeres’ e levar a um modo de pensar deturpado. (Tito 3.3) A chave é resistir ao forte desejo e nunca desistir de lutar!

É fácil ficar desanimado após uma recaída. Quando isso acontecer, tenha em mente as palavras de Provérbios 24.16 que diz: “O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar; mas aos iníquos se fará tropeçar pela calamidade”. Uma recaída temporária não faz de você uma pessoa iníqua. Por isso, não desista! Em vez disso, analise as circunstancias que o levaram a ter a recaída, e tente evita-las.

Tire tempo para meditar sobre o amor e a misericórdia de Deus. O salmista Davi, que também passou por momentos de fraqueza, disse: “Assim como o pai é misericordioso para com os seus filhos, Deus tem sido misericordioso para com os que o temem, porque ele mesmo conhece bem a nossa formação, lembra-se que somos pó”. (Salmos 103.13-14) De fato, Deus leva em conta a nossa imperfeição e está “pronto a perdoar”. (Salmo 86.5)

Sugestão

Ore antes de os impulsos se tornarem forte. Peça que Deus lhe dê “poder além do normal” para lidar com a tentação. – 2 Coríntios 4.7

Você sabia...

Qualquer pessoa fraca pode ceder aos seus impulsos sexuais. Mas é preciso ser um homem e/ou uma mulher de verdade para ter autodomínio mesmo quando se está sozinho.

0 comentários: