rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Leitura da Bíblia em um Ano

Porque ler a Bíblia

Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que ele exige de nós a também o que ele nos promete (2Timóteo 3.16; João 5.39; 2Pedro 1.4)

Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano (João 3.16; 20.30-31)

Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de Amor (Mateus 6.43-48; 1Coríntios 13; Romanos 12.9-21)

Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz (João 14)

Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam (Salmo 103)

Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar (Efésios 5.22- 6.4)

Como ler a Bíblia

Reserve tempo para ler a Bíblia TODO DIA.

É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam ou atrapalhem seu tempo de leitura e reflexão. Antes de começar a leitura, peça a orientação e a bênção de Deus. Algumas pessoas acham útil anotar em um caderno um resumo daquilo que refletiram a partir da leitura bíblica.

Dê os seguintes passos para tirar o maior proveito possível das suas leituras diárias.

1. Selecione um texto bíblico (você pode fazê-lo segundo o Plano de Leitura)

2. Examine seu conteúdo:

  1. A que classe de livros ele pertence? (Um livro biográfico, como um dos Evangelhos, que narram a vida de Jesus; um livro histórico, segundo Livro de Samuel, que relata o reinado do rei Davi; ou uma carta breve a uma pessoa, como as enviadas a Timóteo; ou a uma igreja especifica com as epistolas de Coríntios).
  2. Qual é o enfoque geral do livro? (Não há necessidade de fazer estudos extensos sobre o livro. É possível fazer isso lendo o primeiro e último parágrafo do livro ou os subtítulos e as introduções, quando a Bíblia utilizada os tem).
  3. Qual o acontecimento ou qual o assunto registrado nos textos lidos?

3. Leia todo o texto para formar uma idéia do que está sendo tratado nele.

4. Identifique palavras a frases. Há algumas palavras que se repete através do texto? E possível observar alguma relação de causa e efeito? (As frases repetidas quase sempre são precedidas de “se”, “então”, “por isso”, “porque”, etc). Foi feita alguma comparação? Pessoas, coisas ou conceitos são contrapostos?

5. Leia o texto novamente e pergunta pela sua intenção ou propósito. Procure encontrar o que o autor está querendo dizer. Seja honesto. Não procure encontrar apenas o que você esteja querendo ouvir. A Bíblia contém mensagens que podem mudar vidas.

6. O que você aprendeu sobre Deus nesse texto? O que aprendeu sobre a natureza humana? Pergunte-se como esta mensagem se aplica à sua própria vida. Existe algo em sua vida que precisa mudar por você ser filho de Deus? O que você pode fazer par amor ao próximo? Peça a ajuda de Deus para fazer as mudanças necessárias em sua vida, para chegar a ser uma pessoa melhor.

7. Leia o texto mais uma vez. Há algum versículo que queria memorizar? Porque não o escreve em um pedaço de papel e leva consigo para poder estudá-lo?

8. Agradeça a Deus o que aprendeu e peça-lhe ajuda para poder aplicá-lo em sua vida.

9. Compartilhe com outras pessoas o que está aprendendo.

A Bíblia em um amo

Para ler a Bíblia toda em um ano, leia cinco capítulos nos domingos e três nos outros dias.

Procure equilibrar suas leituras lendo alternamente livros ou passagens do Antigo Testamento e do Novo Testamento.

Aqui está um plano de Leitura que quer ajudá-lo a ler toda a Bíblia em um ano, desde que reserve para isso vinte a trinta minutos por dia para Deus. Comece a ler sua Bíblia hoje mesmo e descubra as riquezas da Palavras de Deus.

Abra o Link Abaixo e o (Imprima ou Salve)

Plano de Leitura da Bíblia em 1 ano (Retirado do Site "hermeneutica.com.br")

- - - - - Clique Aqui - - - - -

0 comentários: