rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Uma Palavra de Aceitação


Desde o momento em que o homem caiu da graça divina, por causa do pecado, começou a afundar-se nesse grande abismo de solidão, angústia, tristeza e dor até chegar ao fundo dele. Assim, tem enfrentado as chamas infernais do ódio, do egoísmo e da violência; razão pela qual entrou a maldição, cujo fim é destruir o ser humano.

Mas Jesus veio quebrar toda sorte de maldição, tomando nosso lugar e destruindo- a na cruz. Em geral, as últimas expressões de qualquer moribundo têm um poder indescritível, posto que sintetizam, em poucas palavras, o desejo de seu coração. Quanto mais poder terão as últimas palavras expressas pelo Senhor naquela cruz!

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que Me desamparaste?" (Mt. 27:46).

Jesus falou em aramaico, a linguagem que Ele usou quando criança, razão pela qual as demais pessoas não o entenderam. Ao elevar sua oração em aramaico, queria comover o coração do Pai: "Elí, Elí, lama sabactani?". Jesus voltou à Sua infância, como que nos ensinado a importância de voltar à infância para sarar as feridas produzidas naquela época.

São muitas as pessoas que estão lutando hoje com os espectros do passado: ainda que os anos tenham decorrido, a ferida causada na infância permanece viva. Como vimos no capítulo anterior, o abandono de Jesus supera o de qualquer um. Ele foi abandonado por Seus discípulos, pelo povo e pela sociedade. Mas a ferida mais forte foi causada quando experimentou o abandono de Deus-Pai.

Janeth, uma jovem de uns 12 anos de idade, a quem aconselhei privadamente, disse- me: "Tenho uma pergunta para fazer-lhe: Por que meus pais me abandonaram?" Depois daquela difícil pergunta ela continuou a relatar-me sua triste história. "Quando tinha um mês de idade, minha mãe abandonou-me em uma cesta, em frente à porta de uma casa, cuja senhora recolheu-me e criou- me, como se eu fosse sua filha. Mas, onde quer que chego, os homens querem aproveitar-se sexualmente de mim: ainda que tenha somente 12 anos de idade, mais de sete homens aproveitaram-se de mim". Sua grande interrogação sempre tinha sido: "Por que meus pais me abandonaram?" Levei-a ao Salmo 27: 10: "Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá". Aquela jovem olhou-me e disse-me: "E isso está na Bíblia?" Eu lhe disse: "Sim, está na Bíblia." Ela me respondeu: "Deixe-me ler." Deu-se, então, conta de que ainda que seus pais houvessem-na abandonado, Deus não a havia deixado, Ele queria acolhê-la e restaurá-la: "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc. 19:10). Além disso, as Escrituras também ensinam: "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus" (Mt. 23:9). Temos o grande pai de todos, que é Deus.

Quando terminei de dar-lhe aquela breve explicação, a jovem levantou-se, deu- me um forte abraço e disse- me: "obrigada por ensinar-me a conhecer meu verdadeiro Pai, Deus."

Jesus disse: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei" (Mt. 11 :28). Hoje podemos nos lançar nos braços eternos de Deus e fazer dEle nosso Pai, nosso Companheiro, nosso tudo; porque Ele sofreu o abandono para que nós fôssemos salvos.

0 comentários: