rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Páscoa? O que de fato é isso?



Estamos nos aproximando da Festa da Páscoa. Mas você já se questionou se é assim mesmo, com ovos de chocolate, bombons, coelhos, que a Bíblia descreve a Páscoa? Você já procurou saber o significado de cada um destes elementos? Se é uma festa religiosa, ela tem que ter simbolismos religiosos. Vamos descortinar esta páscoa contemporânea e depois a compare com a verdadeira Páscoa bíblica, e assim tire suas conclusões.

A deusa Eostre
Antes do nascimento de Jesus, alguns povos do norte da Europa cultuavam uma deusa chamada Eostre, a deusa de Fonte, Fertilidade e da Vida. Anualmente, a cada primavera eles promoviam um festival em honra a ela. Este festival comemorava a chegada da "nova vida" (entenda-se reencarnação) e se chamava Easter (páscoa, em inglês) derivando de seu nome. Estes povos possuíam 4 festas anuais, de acordo com as 4 estações do ano. A primavera para eles falava de um tempo de celebrar vida nova, o renascimento da natureza vinda da morte e prática de boas ações. Havia rituais pagãos típicos de fertilidade e orgias sexuais. Virgens eram sacrificadas em adoração a deuses e deusas fertilidade (Pan, Isis, Demeter, Ceres)." Minha vara" era um santuário repleto de imagens fálicas, ao redor das quais havia muita dança para honrar o órgão sexual masculino. Tais práticas eram usadas em festivais de primavera no Egito antigo, Babilônia, a Grécia e entre o Druidas na Grã-Bretanha e Europa. Fato marcante nestes rituais satânicos eram dois elementos altamente significativos:

Ovos
Desde tempos antigos, símbolos de fertilidade, sexo e vida nova (entenda-se reencarnação). Sempre foram elementos importantes nas celebrações da estação da primavera pagã. A lenda de Orphic da origem do Universo diz que a Terra foi chocada de um ovo enorme. Em grande parte das sociedades pagãs, do Egito e Mesopotâmia até as Ilhas britânicas, os ovos eram brilhantemente decorados e dados como presentes com votos fertilidade e sucesso sexual.

Coelhos
Estes animais eram adorados pelos pagãos como deuses da fertilidade, e viam neles símbolo de luxúria, vigor sexual e reprodução. Nas tradições do Egito e Pérsia o deus coelho era honrado particularmente na estação da primavera. Conta-se de uma história pagã que havia um grande pássaro que quis tornar-se um coelho. A Deusa Eostre então o transformou num coelho, e em gratidão o coelho vinha a cada primavera, durante o Festival em honra a ela, e botava lindos ovos.

A Páscoa Bíblica
Diferentemente desta páscoa, a que descreve a Bíblia é esta. Primeiro ela foi instituída pelo próprio Deus - Êxodo 12. A palavra Páscoa vem do hebraico pessach e que dizer "passagem". Significava que o anjo da morte que viria fazer justiça, matando os primogênitos do Egito, passaria por cima da casa dos israelitas e o mal não lhe atingiria. Para nós hoje, esta Páscoa fala da redenção que nos dá o Senhor Jesus, livrando-nos do jugo e da escravidão de Satanás. Os elemento desta Páscoa eram:

O Cordeiro - representa o próprio Senhor Jesus que foi morto e derramou seu sangue por nossos pecados.

Pães Asmos - Pão sem fermento, fala da necessidade de separação das contaminações.

Ervas amargas - Faz menção que quando se estava sob o jugo do diabo, nossas vidas eram amargas.

De alguma maneira, a páscoa pagã surgiu no meio da Igreja, e a Páscoa Bíblica desapareceu; o cordeiro de Páscoa, imaculado desapareceu, e foi colocado no lugar dele um coelho sobrenatural. Como tudo isso aconteceu? Como Jesus Cristo ressuscitou na primavera, e os pagãos cultuavam a deusa Eostre nesta mesma época, as práticas pagãs velhas tomaram lugar na celebração da Páscoa na vida da Igreja. Não havia nenhuma celebração de páscoa, com ovos e coelhos, na Igreja nos primeiros séculos. Mas as atividades do Ritual à deusa Eostre começaram a tomar o lugar da Pasaq, e lentamente a páscoa cresceu, sendo abraçada finalmente pela Igreja como uma celebração anual da Ressurreição.

“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro”. Ezequiel 44:23

0 comentários: