rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Números e numerologia



Números são símbolos organizados de certa maneira. Numerologia é um jeito de usar os números para formar um padrão ou expressar um significado.

Assim como os hebreus não tinham o mesmo alfabeto que nós temos, eles também escreviam os números de um modo diferente de nós. A principal diferença é no jeito que eles usavam os números de uma maneira aproximada ou simbólica.

Tradicionalmente, os cristãos suspeitam da numerologia. A numerologia vem de grupos judeus místicos que mais tarde foram levados ao extremo por um grupo judeu da idade média conhecido como cabala.

É apropriado, no entanto, ver os números como que refletindo a ordem que Deus construiu no mundo que ele fez. Números podem nos ajudar a descobrir o significado, tanto de real quanto simbólico, que Deus inspirou dentro das escrituras.

O uso simbólico dos números
Da maneira como eles aparecem repetidamente na bíblia, certos números tinham claramente um significado especial para os israelitas. Nas escrituras, o número sete simboliza a plenitude ou perfeição. O número três também pode ter esse mesmo significado, apesar de não ter tanta força. Para o cristão esse número tem um significado bem mais profundo quando falamos das Pessoas da trindade. As três pessoas são claramente expressadas. Alguns estudiosos vêem o número quatro como outro símbolo de plenitude (os quatro ventos do céu - Daniel 7:2; quatro cavaleiros - Apocalipse 6:1-8; quatro seres viventes ao redor do trono de Deus - Apocalipse 4:6).

O número doze também tem um significado importante na bíblia. A evidência mais clara disso são as doze tribos de Israel. Em Apocalipse 7:4-8, é matematicamente importante que o número seja limitado a doze tribos (a tribo de Dã é omitida, provavelmente pelo pecado de idolatria - Juízes 18:14-20). Os descendentes de Ismael também eram divididos em 12 clans (Gênesis 17:20), sugerindo assim que o número doze era significativo fora de Israel também. No Novo Testamento, Cristo escolheu doze discípulos (Mateus 10:1-4). O vínculo com o número de tribos é especificado quando Jesus diz aos apóstolos que eles sentarão em doze tronos, julgando as doze tribos (Mateus 19:28). Como "sete vezes sete", "doze vezes doze" aumenta a força do numero. Quando isso é multiplicado mil vezes, chegamos ao número de 144,000 - que é o número dos redimidos "o número que foi selado... de todas as tribos dos filhos de Israel" (Apocalipse 7:4). 

Numerologia
Talvez a primeira vez que a numerologia aparece na bíblia claramente é em 1 Reis 6:1, quando lemos que Salomão começou a construir o templo 480 anos após o Êxodo, um período 5 vezes 10 vezes 12, ou 4 vezes 120, o tempo da vida ideal de um homem naqueles dias (Gênesis 6:3). Primeira Crônicas 6:3-8 nos das 12 gerações de homens (provavelmente com 40 anos cada um) para cobrir o mesmo período, então "doze gerações" é provavelmente a base real para computar ao invés uma conta ano a ano. Uma conta seria impossível nos tempos os juízes e improvável antes da monarquia. Davi foi o primeiro a estabelecer um escriba oficial para escrever acontecimentos diários em Israel (2 Samuel 8:16-17), o que era comum nos grandes reinos de tempos anteriores a este. Mais tarde essas anotações serviriam como fontes de informação para o livro dos reis (2 Reis 14:18). O número 480 é provavelmente uma estimativa aproximada e indica o fim de uma das épocas de Deus.

Quando Jeremias profetizou um exílio de setenta anos para Judá (Jeremias 25:11), não era só uma previsão histórica que foi realizada literalmente, mas também um símbolo de plenitude. O castigo de Judá estaria completo (compare Isaías 40:2). Isaías profetizou algo parecido que a cidade de Tiro teria um castigo que duraria 70 anos (Isaías 23:15), e Ezequiel (Ezequiel 29:11-13) profetizou 40 anos de exílio para o Egito. A verdadeira numerologia começa quando esses 70 anos são considerados como anos sabáticos e quando a terra não podia ser cultivada por 7 vezes 70 anos para compensar o pecado anterior (2 Crônicas 36:21). Aqui a numerologia é usada apenas como uma explicação do passado e do presente, mas também pode ser usada para explicar o futuro, especialmente no livro de Daniel.

Sinal marcado na mão direita ou na testa dos seguidores da BESTA
O sinal era o nome do imperador Domiciano, que se chamava de deus e que perseguiu os cristãos (Ap 13.16-18). Domiciano era considerado Nero redivivo. O valor numérico das consoantes hebraicas do nome Neron César dá 666 (v. Digno é o Cordeiro, de Ray Summers. JUERP).

IluminaGold

0 comentários: