rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Sábado = Um estilo de Vida



Leitura: Lucas 8.22-27 (ver Marcos 5.1-20)
Versículo Chave: “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmos 30.5)

O Sábado era um dia (da noite de sexta-feira até a noite de Sábado no tempo de Jesus) quando todo o trabalho comum parava. As Escrituras nos contam que Deus deu a seu povo o Sábado como uma oportunidade de servi-lo e como lembrança de duas grandes verdades na Bíblia: Criação e Redenção.

A idéia do sábado é conhecida no dias mais recente, no seu original como SHABAT, que traduzido nos remete a idéia de descanso. A lei do Sábado institui que temos que tirar o “sábado” para descansar. Mas existe uma verdade poderosa em relação a esse assunto.

Nos dias da criação, a bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas em 6 dias e no sétimo Ele descansou! Mas será que de fato Ele descansou relaxadamente como o texto nos deixa pensar? No livro de Isaías está escrito "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento."  (Isaías 40.28). A verdade do descanso de Deus é que no sétimo dia Ele parou, e olhou toda a sua criação; Ele ficou admirando-a.

Deixe-me ilustrar para melhor visualização – Uma dona de casa, quando tira o dia para arrumar sua sala, por exemplo, ela muda os móveis de lugar mil vezes se possível e muda a posição dos quadros na parede de lá pra cá, coloca a TV em um lugar diferente, pois a muito tempo a TV está naquele mesmo lugar, e muda a cortina, tapete, as persianas da janela. A mesa de centro então, enquanto não ficar perfeita com o enfeite ou arranjo de flores no meio da sala, ela não se aquieta. E quando termina tudo, ela para e observa. Fica como uma “abestada” passeando entre a casa, observando de todos os ângulos possíveis como ficou a sua obra de arte. Com Deus não foi diferente. Ele ao sétimo dia parou para ver tudo o que já tinha feito.

Além disso, tudo o que você expressa é reflexo do que tem dentro de você. Certo dia, Jesus queria chegar do outro lado do mar, então entra num barco junto a seus 12. “E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo”. (Mateus 8.2) Como lemos, no caminho eles enfrentaram ventos e tempestade, porém Jesus está literalmente descansado – dormindo. O barco estava afundando, se enchendo de água, porém Jesus continuara com seu descanso. Os discípulos entraram em desespero, com certeza, por se esquecerem que com eles no barco estava o filho do Grande Deus. Jesus acorda, o texto continua e diz que ao se expressar, Jesus acalma os ventos e tempestade.

Deus quando quis dar ao primeiro homem uma primeira mulher, ele fez com que Adão descansasse. E a historia da Criação revela algo tremendo da parte de Deus, quando Deus foi fazer Eva, fez com que Adão dormisse um sono profundo. Profundo! Isso mesmo, o Senhor quer nos entregar algo feito só pra nós e a partir de nós. Mas, para isso acontecer devemos descansar profundamente e esperar. Por isso Deus fez com que Adão dormisse porque o que Ele tinha pra fazer era tão perfeito (as mulheres) que com certeza deve ter demorado um pouquinho.

Ainda assim, você deve estar se perguntando o porquê do titulo dessa postagem, Sábado = (igual a) Um estilo de Vida, não é? Vou explicar! No livro de Mateus capítulo 11, verso 29 está escrito: Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e em mim vocês encontrarão descanso. Descanso = SHABAT = sábado. Então isso nos leva a entender que em Jesus encontraremos SHABAT. Muitos podem dizer “Isso é algo fora do contexto!” Deixa eu te fazer uma pergunta: O que é melhor – descanso para sua alma aflita, que é muitas vezes, manipulada pelas ocupações desse mundo, apenas no seu SHABAT ou todos os dias da semana? – Então, viver Jesus é um estilo de vida e não um dia apenas da semana. Compreende isso? A verdade é que muitos dos que guardam o sábado passam a semana, de domingo a sexta, se matando, se acabando com preocupações, ocupações e pós-ocupações, gerando sobre sua vida ansiedade, o que faz com que muitos não tenham um bom descanso = sábado. Não descansar está diretamente ligado a ansiedade. Pois quando se deseja algo fervorosamente, gera-se uma grande expectativa, o que leva a muitos, não esperar.

O principio do sábado = descanso é a entrega. (leia Salmos 37.1-5)

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Já leu esse texto? Com certeza deve ter ao menos escutado, pois bem o versículo continua e diz, pois as misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã. Opa! Cada Manhã, pra manhã nascer, surgir, passamos por um processo chamado NOITE. E pra muitos noite é sinônimo de descanso, de dormir mesmo, pra outros não, mas tudo bem. O que quero tentar explicar é que para as misericórdias se renovarem a cada manhã, devemos passar pelo processo do descanso durante “uma noite”. Você entende? Pra muita gente as misericórdias do Senhor não tem se renovado pela manhã, pois essas mesmas pessoas não têm descansado – dormido.  Esperar no senhor é confiar totalmente, de modo que não nos pré-ocupemos, nos ocupemos e pós-ocupemos, Deus é fiel, e assim como Adão, ele quer te fazer dormir um sono profundo pra quando o amanhecer chegar, algo perfeito feito somente pra você. Tão perfeito que será necessário que o próprio Deus te coloca-se pra dormir, pois “cá” entre nós, não sabemos esperar e a todo instante estaríamos atrapalhando Deus, perguntando: “Senhor, cadê o que o prometeste pra mim, ô Deus!”. Deus é soberano. Esperar é uma chave para a conquista da perfeição.

Deus está trabalhando por você, E S P E R E.
Faça silêncio, por favor!
Eric Queiros
Adaptado – Pregação Pr. Alisson Silvestre
Ministério Promessa de Vida

0 comentários: