rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Predestinação?

"Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos." (Mateus 22:14)

Deus não faz acepção de pessoas, por isso os escolhidos de Deus são escolhidos por critério e não por pessoa, ou seja, não estão escolhidas as pessoas que terão a fé salvadora, mas as que têm essa fé se tornam as escolhidas, por que todos os que crêem no filho de Deus serão salvos. Deus não escolheu pessoas pra terem fé nEle, essa capacidade está em todos os seres humanos, por isso há a necessidade da pregação do evangelho, Deus bate à porta do coração do homem, mas é o homem quem abre a porta, se quiser. É como se um patrão estabelecesse que os funcionários que produzissem “X” produtos iriam ganhar bônus, ele não escolheu as pessoas que iriam ganhar, mas as que produzissem a quantidade estabelecida se tornariam escolhidas pelo critério que já havia sido apresentado a todos, o que no caso da salvação é: crer em Cristo.

Mas é preciso ter consciência de que a salvação não é em nada mérito nosso, tudo é pela graça de Deus para aqueles que a aceitarem, em contrapartida a perdição do homem não é em nada culpa de Deus já que nos é oferecida tal graça. Paulo na carta aos Efésios no capitulo 1 fala da maravilhosa graça que Deus o concedeu através de Cristo e revela aos Efésios que aconteceu a mesma coisa com eles por que quando ouviram a mensagem do evangelho eles creram. Paulo os trata como escolhidos de Deus porque eles creram e não como escolhidos a crer.

Quando Deus fala que muitos são os chamados é por que muitos como os Efésios Irão ouvir a mensagem da salvação, mas poucos vão crer porque por vontade própria resistirão à graça salvadora de Deus. Deus é Onisciente, mas sua Onisciência não é causativa. Deus em Genesis 6.6 manifesta sua tristeza por haver criado o homem, isso porque Ele contemplava a intensa depravação da humanidade.

Como pode ter Deus estabelecido uma coisa pela qual ele se entristeceria, não faz sentido, outra opção seria um erro na criação, também é impossível. Essa tristeza é a de um Deus que criou um ser com potencial para o erro e que cedeu a esse potencial, nada que fuja do controle de Deus, apenas não queria robores o servindo, isso se dá com relação à predestinação, o mesmo potencial que permitiu ao homem pecar e o fez cair é o potencial que o permite resistir a Deus.

0 comentários: