rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Paixão por Deus | Parte 1


Comece a reunião perguntando:
1. Você já se apaixonou por alguém? Como foi viver apaixonado? Como era o seu comportamento no dia a dia, movido por essa paixão?
2. Você já foi correspondido em uma paixão? E quando não foi correspondido, como você reagiu?
Hoje daremos início a uma nova série de lições, “Paixão Contagiante”, que trata do avivamento espiritual. O objetivo principal é despertar no coração de cada participante de nossas Células uma paixão que se propaga como o fogo em um incêndio, contagiando a todos. Toda paixão tem seu objeto de desejo. Numa paixão romântica, o alvo é o homem ou a mulher. Nesta série de lições, trataremos de quatro focos de nossa paixão: Deus, santidade, o perdido e a Igreja.

No começo da lição tratamos das experiências de uma paixão romântica. Agora pense e responda:
1. Você já esteve apaixonado por Deus?
2. Você acha possível se apaixonar por Deus? Por quê?
3. Em que a paixão por Deus se assemelha ou se diferencia da paixão romântica?

Estar apaixonado por Deus é uma experiência muito próxima ao de se apaixonar por alguém. Uma das principais características da paixão é o desejo de se estar com a pessoa amada. Isso é algo muito forte e quando isso não é possível, ficamos pensando ou sonhando com ela o tempo todo. O sujeito apaixonado anseia intensamente passar tempo com o objeto de sua paixão. Quem está apaixonado por Deus quer passar tempo com ele. Em linguagem bíblica, aquele que tem paixão por Deus dedicase intensamente a buscá-lo até o encontrar. Seria isso possível? De acordo com a Bíblia Sagrada, sim.

Isaías 55.6 declara: Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto. Coisas muito importantes podemos aprender com este verso:

1. Buscar a Deus é real e possível
É possível buscar a Deus e achá-lo, afirma o profeta. Ele está perto para ouvir o clamor dos seres humanos, pois ele está acessível. Buscar a Deus é algo que requer fé, já que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam, Hebreus 11.6. Nada melhor do que crer que o Senhor está perto e que podemos achá-lo. Por que Deus está perto e se deixa encontrar? Porque ele é apaixonado pelo ser humano e deseja estar com ele. Antes de nos apaixonarmos por Deus, ele já estava apaixonado por nós. A iniciativa da conquista foi dele. Nós amamos porque ele nos amou primeiro, é o que se lê em 1 João 4.19. Deus é quem está nos buscando e não nós a ele. Gênesis 3.8-9 narra como o homem e a mulher se esconderam da presença do Senhor. No entanto, ele lhes perguntou e continua a perguntar-nos hoje: “Onde está você?”. Tiago responde a essa questão ao escrever: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. O Pai deseja esse encontro e já deu o primeiro passo.

2. Buscar a Deus é uma oportunidade passageira
Por duas vezes Isaías 55.6 apresenta a palavra “enquanto”. Busquem ao Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto. Qual a mensagem contida nessa palavra? Chegará um tempo em que buscarão ao Senhor, mas não será encontrado; clamarão por ele, mas ele não estará por perto para ouvir. Hoje é possível buscar a Deus, pois ele está acessível. Mas essa oportunidade passará. Quando será isso? Não há como definir esse tempo, em termos de calendário. O que podemos afirmar com certeza é que a oportunidade para se buscar a Deus findará quando o Senhor Jesus voltar a Terra. Vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam, nos adverte Jesus, em Mateus 24.42-44. A oportunidade para buscar a Deus irá passar repentinamente. Por isso, não podemos perdê-la, deixando-a para depois, adiando-a para amanhã. O tempo para buscarmos ao Senhor e o encontrarmos é hoje. Ele está à nossa procura agora. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, nos alerta Hebreus 3.7. Se buscar a Deus é possível e temos de agir hoje, por ser uma oportunidade passageira, o que devemos fazer? Que atitudes devem ter os que se aproximam de Deus? A resposta está em Jeremias 29.12-14: Vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor. Antes de tudo, esse texto reafirma a ideia de que Deus está acessível e quer ser encontrado. Entretanto, ele estabelece condições para isso.

3. Buscar a Deus pede sinceridade e intensidade
Jeremias declara que devemos buscar a Deus de todo o coração. Coração aponta para sinceridade; todo, para intensidade. Ame o Senhor o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, disse Jesus em Mateus 22.37. Davi buscava a Deus com toda a intensidade do seu coração: Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmo 42.1-2.

4. Buscar a Deus pede perseverança
“Quando”, no texto de Jeremias, transmite a ideia de que se pode procurar a Deus e não encontrá-lo de imediato, o que confere a condição da perseverança a essa busca. Jesus confirma isso, ao dizer: Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta, Lucas 11.5-10. Buscar a Deus pede a perseverança em pedir até receber, bater até que a porta seja aberta. Além dessas duas condições para buscar a Deus, outras três podem ser destacadas em 2 Crônicas 7.14: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

5. Buscar a Deus pede humildade
Nesse texto de 2 Crônicas, a primeira condição apresentada pelo próprio Senhor para aquele que o busca e quer encontrá-lo é a humildade: se o meu povo se humilhar, dos céus eu ouvirei. A Bíblia nos ensina: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes, Tiago 4.6. A busca a Deus pede humildade.

6. Buscar a Deus pede dedicação à oração
A segunda condição é a oração: se o meu povo orar, dos céus eu ouvirei. A orientação de Paulo em Colossenses 4.2 é: Dediquem-se à oração, E também em 1 Tessalonicenses 5.17: Orem continuamente. Buscar a Deus pede dedicação contínua à oração.

7. Buscar a Deus pede arrependimento
A terceira condição é o arrependimento: se o meu povo se afastar dos seus maus caminhos, dos céus eu ouvirei. O pecado é uma barreira entre nós e Deus. Isso pode frustrar nossa busca. Isaías 59.1-2 declara: Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o se ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Assim, para buscarmos a Deus e o encontrarmos, precisamos nos arrepender de nossos pecados, reconhecendo, confessando e deixando-os. Nesta primeira parte da série “Paixão Contagiante”, aprendemos que a paixão por Deus se manifesta quando o buscamos.

Aqui abordamos sete princípios bíblicos:
1. Buscar a Deus é real e possível, pois Deus existe e está acessível aos seres humanos;
2. Buscar a Deus é uma oportunidade passageira;
3. Buscar a Deus pede sinceridade e intensidade;
4. Buscar a Deus pede perseverança;
5. Buscar a Deus pede humildade;
6. Buscar a Deus pede dedicação à oração;
7. Buscar a Deus pede arrependimento.

Série Especial de lições para a célula - Paixão Contagiante
Faço o Download de toda a Apóstila

0 comentários: