rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Jejum


É interessante observarmos que a Bíblia não contém nenhum mandamento que obrigue a prática do jejum. Entretanto, ela nos mostra que o jejum é um ato de humilhação diante de Deus. É uma forma de colocar a carne submissa ao Espírito. É um tipo de exercício espiritual, quando decidimos que, durante um espaço de tempo, vamos deixar de dar atenção à nossa necessidade física para nos dedicarmos aos interesses espirituais. Alguns exemplos bíblicos nos mostram que Deus valoriza o jejum, quando o mesmo é feito de coração como uma oferta ao Senhor e não com a intenção de fazer negócio com Deus. Vamos jejuar e oferecer esse jejum como culto ao Senhor. Se ele quiser nos abençoar pelo que fizemos, graças a Deus. Não estamos fazendo comércio espiritual. Na Bíblia encontram-se muitos relatos e ensinamentos sobre o jejum:

O povo de Nínive jejuou, ao mesmo tempo em que se arrependeu dos seus pecados e clamou pela misericórdia divina. Resultado: Deus perdoou aquela cidade, livrando-a da destruição que sobre ela viria. (Jonas 3).

O profeta Joel convoca o seu povo para um jejum, com pranto e choro. Depois disso, o Senhor se compadeceria de seus servos e sobre eles derramaria o Espirito Santo. (Joel 2 e 3).

O jejum, para ser válido, precisa estar associado a uma disposição de conserto do que está errado. (Isaías 58).

Durante um jejum de 40 dias, Moisés recebeu uma grande revelação de Deus: os 10 mandamentos. (Êxodo 20). 

Após um jejum de 40 dias, Jesus iniciou seu ministério terreno. (Mateus 4).

Jesus disse que algumas classes de demônios só são expulsos com jejum e oração. (Mateus 17.21).

Durante um período de jejum, Daniel recebeu a revelação sobre as setenta semanas do fim dos tempos. (Daniel 9).

Após um jejum de 21 dias, Daniel recebeu a visita de um anjo (ou do próprio Jesus?), que lhe trouxe grandes revelações de Deus. (Daniel 10).

Precisamos, urgentemente, de uma ação mais intensa do Espírito Santo em nossas vidas e em nossas igrejas. Vamos jejuar e orar e humilhar diante do Senhor (II Cron.7.14). 

Vamos clamar pela sua misericórdia e por um derramamento da unção do seu Espírito sobre nós.
Para quem não tem conhecimento sobre o jejum, vão aqui algumas dicas: o jejum absoluto é a abstinência de alimento e de todo tipo de bebida durante um período determinado. Quando o jejum dura mais de um dia, admite-se o consumo de água. Assim, tem-se um jejum parcial. Pode-se, por exemplo, realizar um jejum mais curto: da hora em que se levanta, pela manhã, até o horário do almoço, ou até às 6 horas da tarde. Agora, se a pessoa se levanta às 11 e meia e vai almoçar ao meio dia, não fez nenhum jejum. Também não vale fazer uma refeição de manhã e dizer que vai jejuar o resto do dia. Outra maneira de se estabelecer o período de jejum é de zero hora de um dia até zero hora do outro dia. De fato, não existe uma regra. Cada um deve adotar o modo que lhe parecer mais apropriado.

Em Mateus 6, Jesus fala a respeito do jejum, dizendo que os fariseus, quando jejuavam, queriam que todos soubessem disso, a fim de serem considerados bons religiosos. Por isso, Jesus disse que o jejum deve ser discreto. Quem está jejuando não deve fazer propaganda disso com a intenção de exibir sua "espiritualidade". Quem faz assim não está jejuando, está passando fome. Mas isso não significa que o jejum seja algo secreto. Não significa que seja pecado dizer a alguém que se está jejuando. Em algumas situações isso pode ser necessário. Por exemplo, nada impede que o esposo diga à esposa que ele está jejuando, caso isso seja necessário. Nos exemplos que mencionamos, vimos casos de jejuns coletivos. Logo, não eram jejuns secretos. O problema existe quando o revelamos com intenção de tirar alguma vantagem em cima disso.

Durante o jejum, é aconselhável que se dedique algum tempo à oração e à leitura da bíblia. Ficam como sugestões os textos mencionados acima. Ao final do jejum, faça uma oração antes da refeição, oferecendo ao Senhor o jejum realizado.


Um Grande Pai


Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida. Lucas 15:23, 24


Para mostrar o que faz de um pai um grande pai, a Bíblia narra a história de um pai generoso. E o filho, que era pródigo, que ideia tinha do pai? A Bíblia deixa claro que, quando voltou a si, o jovem se lembrava de casa. Crescer num lar em que os pais não gritam com os filhos; em que, depois de uma conversa, ninguém se levanta e bate a porta, sem dúvida, ajuda na formação do caráter. O pródigo se lembrou também de que seu pai era justo ao tratar com os empregados. Dava aos trabalhadores aquilo que eles mereciam. Não passava por sua mente: “É preferível ficar por aqui pela maneira de meu pai humilhar seus empregados.” O pai era um exemplo de justiça e de lealdade que ele podia imitar em qualquer momento. Rápido em mostrar perdão, o pai fez o que era incomum naquele tempo. Normalmente, o pai esperaria que o filho se dirigisse a ele com alguma demonstração de respeito. Mas o pai não esperou! Correu em direção ao filho e o abraçou! O filho começou a confissão, mas o pai nem deixou que ele continuasse. Mandou que os empregados trouxessem o melhor traje. Perdoou-o imediatamente e não deixou nada pendente. Precisamos lidar com os filhos como Deus lida conosco. Vamos perdoá-los totalmente, sem que fiquem esperando. A porta sempre aberta recebeu o filho pródigo. Houve abraço, houve celebração. Mesmo que tenha que fazer uma chamada a cobrar, não deixe de agradecer hoje ao seu pai pelo carinho e força que ele lhe deu. Não espere perde-lo pra dar valor!

Declare através de palavras e ações o seu amor pelo seu pai e o pai ao seu filho. Mesmo que ele não seja como você queria. Lembre-se do amor de Deus por você.

Como ter uma vida melhor


Se a vida é uma dádiva preciosa, por que muitos são infelizes?

“E, Passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.”

João 9.1-12 conta do cego de nascença. Ele nunca havia visto a luz do dia, o pôr-do-sol, o sorriso de uma criança, a beleza das flores. Os sonhos desse homem estavam mergulhados numa essência marcada pela escuridão. A cegueira o deixava impotente frente aos duros obstáculos da caminhada. O toque de Jesus, porem, pôs fim a esse tempo difícil. Disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12).

Como está a sua vida?

Infeliz?

O futuro lhe parece incerto, escuro, sem perspectiva de mudança?

Jesus pode lhe dar uma vida melhor. Você quer sentir o Seu toque?

Se entregue a Ele completamente. Siga Jesus e você será Salvo!

Uma Vida com Própositos - Rick Warren

Qual o sentido da vida?

Você não está vivo por acaso. Muito antes de o universo ter sido criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente.

Este livro o ajudará a entender o maravilhoso plano de Deus para sua vida, tanto para hoje quanto para a eternidade. Uma vida com propósitos é um manual para viver no século 21 um estilo de vida fundamentado nos propósitos eternos de Deus, e não em valores culturais. Usando mais de 1.200 citações bíblicas, Rick Warren oferece sabedoria inspirada na essencia do que realmente significa viver. A maioria dos livros de auto-ajuda sugere que descobriremos o significado e o sentido da vida quando procurarmos dentro de nós. Mas, em Uma vida com propósitos, Rick Warren mostra que esse é o lugar errado para iniciar essa busca . Devemos começar a partir de Deus, nosso Criador. Você foi criado por Deus e para Deus e, até que compreenda totalmente essa verdade, a vida jamais fará sentido.

Bom dia, Boa tarde, Boa noite

Quando você se levantou pela manhã, eu havia preparado o sol para aquecer o seu dia e o alimento para sua nutrição: sim, eu providenciei tudo isso enquanto vigiava o seu sono, sua família e sua casa. Esperei pelo seu “bom dia”, mas você esqueceu. Bem você parecia ter tanta pressa que eu o perdoei.

O sol apareceu, as flores ofereceram seu perfume, a brisa de manha lhe acompanhou e você nem lembrou que fui eu, que tinha procurado tudo isso para você. Seus familiares sorriam, seus colegas lhe sorriam, você trabalhou, viajou, realizou negócios, alcançou vitórias, mas você não percebeu que eu estava cooperando com você o tempo todo e mais, teria ajudado se você tivesse me dado alguma chance. Eu sei você correu tanto… Eu o perdoei. Você leu bastante, ouviu muita coisa, viu, mas ainda, e não teve tempo de ler e nem ouvir minha Palavra. Eu quis falar, mas você não parou para ouvir.

Eu quis lhe aconselhar, mas você nem pensou nessa possibilidade. Seus sonhos, seus pensamentos, seus lábios seriam melhores. O mal seria menor em sua vida. A chuva que caia a tarde foram minhas lagrimas por sua ingratidão, mas foi também minha benção sobre a terra para que não lhe falte pão e água. Fim do seu dia!

Você voltou para casa. Mandei a lua e as estrelas tornarem a noite mais bonita para lembrar-lhe o meu amor por você.

Certamente agora, você vai dizer um “obrigado” e uma “boa noite”.

Hei psiu… Esta me ouvindo?

Já dormiu! Que pena. Boa noite durma bem, eu fico velando por você. Porque Eu Te Amo me FILHO. Estou te esperando, venha logo, pois amanhã pode ser tarde. Seja feliz

JESUS Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Salmo 139. 3-5

O Amor de Deus


Vivemos em um mundo cheio de infelicidade, abra os olhos e encare esta verdade, o amor já se esfriou.


Mentes dominadas agindo contra a paz, isso tudo é o que nos trás uma grande e imensa guerra. As pessoas de hoje em dia só se importam consigo, se esqueceram do grande amor, que um dia nos salvou. Não se lembram Daquele que um dia, mostrou grande amor, tendo uma morte terrível em nosso lugar. Só Jesus Cristo pode te libertar Ele é o único caminho, viver sem Ele não dá.

Saia dessa vida de tristeza e dor, Jesus Cristo é o Salvador.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna”(João 3.16)

Nomes de Deus (Judaico - Cristãos)

Aará - Meu Pastor
Adon Hakavod - Rei da Glória
Adonay (חשם) - Senhor
Attiq Yômin - Antigo de Dias
Divino Pai Eterno - uma concepção a Deus Pai El (אל) - Deus "Aquele que vai adiante ou começa as coisas"
El-Berit - Deus que faz pacto ou aliança
El Caná - O Deus Zeloso
El Deot - O Deus das Sabedorias
El Elah - Todo Poderoso
El Elhôhê Israel - Deus de Israel
El-Elyon (עליון אל) - Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne'eman - Deus de graça e misericórdia
El-Nosse - Deus de compaixão
El-Olan (םאל על) - Deus eterno, da eternidade
El-Qana - Deus zeloso
El Raí - O Deus que tudo vê
El-Ro'i - Deus que vê (da vista)
El-Sale'i - Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (שרי על)- Deus Todo-Poderoso
Eliom - Altíssimo
Elohim – (plural) (אלחים)- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Eloah – (singular) (ה׀לא)- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Gibbor - Poderoso
Há'Shem – (השם)- O Nome - Senhor - o mesmo que YHVH
Jehoshua - Javé (ou Jeová) é a Salvação
Jeová Jire - também conhecido como Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Kadosh - Santo
Kadosh Israel - Santo de Israel
Malah Brit - O Anjo da Aliança
Maor - Criador da Luz
Margen - Protetor
Mikadiskim - Que nos santifica
Palet - Libertador
Rofecha - Que te sara
Salvaon - Senhor Todo-Poderoso
Shadday (שרי) - Todo Poderoso
Shaphatar - Juiz
Yahweh - Javé
Yaveh (Ha'Shem) El Elion Norah - O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
Yaveh (Ha'Shem) Tiçavaot - Senhor das Hostes Celestiais
Yeshua - Jesus o Nome sobre todo o Nome
YHWH – (יהוה) - Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; quase sempre traduzido por Senhor.
Yehoshua - (Jesus)é o Salvador
Javé - (Ha'Shem) é a Salvação
YHWH (Ha'Shem) Eloheka - O Senhor teu Deus
YHWH (Ha'Shem) Elohim – (יהוה אלהים) - Senhor (criador) de todas as coisas
YHWH (Ha'Shem) Hosseu - O Senhor que nos criou
YHWH (Ha'Shem) Jaser - O Senhor é Reto
YHWH (Ha'Shem) Jireh – (יהוה ידח) - O Senhor proverá – Deus proverá
YHWH (Ha'Shem) Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira
YHWH (Ha'Shem) Raah – (יהוה דעה) - O Senhor é o Meu Pastor
YHWH (Ha'Shem) Rafa – (יהוה דפה) - O Senhor que te sara
YHWH (Ha'Shem) Sabaoth – (Sebhãôh) – (יהוה צכאח) - Senhor dos Exércitos
YHWH (Ha'Shem) Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz
YHWH (Ha'Shem) Shammah – (יהוה שמה) - O Senhor está presente; O Senhor está ali
YHWH (Ha'Shem) Tsidikenu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça
Yochanan (Yehochanan)- João - no sentido de Deus se compadeceu, Deus teve misericórdia

Vários dos termos acima mencionados são títulos aplicados ao nome divino, como Shadday (Todo Poderoso), e outros termos. A palavra El em hebraico significa literalmente "forte", "poderoso", comumente traduzido pelo título "Deus". Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová, todas formas aceitas do nome divino em português.

Fonte: Wikipédia

Jesus em cada livro do Antigo Testamento


Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".

Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.

Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.

Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.

Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.

Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.

Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.

Em Rute, Ele é resgatador.

Em 1 e 2 Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.

Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.

Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana.

Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força.

Em Ester, Ele é o nosso Mordecai.

Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.

Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor.

Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.

Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama.

Em Isaías, Ele é chamado de "Príncipe da paz".

Em Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".

Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.

Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com quatro rostos".

Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente.

Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).

Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.

Em Obadias, Ele é poderoso para salvar.

Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.

Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).

Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.

Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).

Em Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.

Em Ageu, Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.

Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas.

Em Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a "salvação nas suas asas"(Ml 4.2).


Fonte: www.ajesus.com.br

Manual do Líder de Célula - Volume 4


Estudos Manual Volume – 4
  • Visão Celular
  • O Perfil de um Consolidador de Êxito
  • Reunião da Célula
  • O pacto das células
  • Entendendo mais uma Célula
  • Líder de Célula de Excelência
  • Vendo Além

Manual do Líder de Célula - Volume 3


Estudos Manual Volume – 3
  • Desenvolvendo Discípulos de Excelência
  • O que é Consolidar?
  • Vivendo da Moeda da Boca do Peixe
  • As quatro faces da Visão
  • Príncipio da vida celular para que o fruto permaneça
  • O Resultado da Santidade na Vida do Líder
  • Discipular
  • Restaurando a Unção de Deus na sua Vida

Manual do Líder de Célula - Volume 2


Estudos Manual Volume – 2
  • Formando Líderes – Estudo 1
  • Formando Líderes – Estudo 2
  • Formando Líderes – Estudo 3 – Final
  • A Disciplina na Igreja
  • Um Líder de Célula de Sucesso
  • Qualidades dos lideres e anfitriões
  • Excelentes para os Líderes de Célula
  • Cobertura Espiritual
  • Autoridade e Submissão
  • Chamado Divino

Manual do Líder de Célula - Volume 1


Estudos Manual Volume – 1
  • Um líder Conquistador
  • Em busca do Avivamento Espiritual
  • Pescando com Redes
  • Um Líder para uma colheita além dos limites
  • Multiplicação da Célula
  • Dez cuidados fundamentais para definir discipuladores
  • Levados ao Vale de Tribulação
  • A liderança aprovada de Davi
  • Sião nossa Origem como Modelo
  • Alimentando a Multidão
  • A visão do líder e seus liderados