rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

O que quero fazer, isso não faço


Ao começar a escrever essa lição, da qual a ministrei na ultima Rede Jovem nas bases (Janeiro), fui ministrado a partir do slogan de um supermercado de nome bastante renomado por sinal, do qual não citarei por questão de ética, porém a frase é “O que faz você feliz?”, de cara você já sabe qual supermercado estou falando não é? (risadas). Todavia, o que faz você feliz não seria a pergunta correta quando pensamos em Deus. Essa frase, entretanto é egocêntrica levado pro ponto de vista pessoal. O que quero através dessa postagem é fazer você pensar o que faz de fato Deus feliz? Agradar a Deus é o propósito maior de nossas vidas. E colocar um sorriso nele deve ser o objetivo de nossas vidas. Existe uma canção chamada Tua Alegria que fala profundamente ao meu coração. Ela reflete nossa realidade em relação a sermos filhos de Deus. Ela diz: 

PS: (levarei para a 3ª pessoa) “Deus nos ama como somos, mas não nos deixará como estamos. Seus passos sempre devemos seguir, rumo ao encontro de seu amor. O Amor dele é maior que a vida, nos trás paz e alegria. Com o perfume dele queira se encher e a cada instante mais o conhecer. Sua verdade é a luz que nos conduz para o céu. Sua Palavra é remédio que cura todo o nosso ser. Tua Alegria em nossa vida nos fortalece a cada novo dia, recebemos dela hoje e agora”.

Essa canção retrata nossa gratidão, admiração e declara que nossa força é a alegria do Senhor. Reflita: O que faço para alegrar o senhor que me fortalece? Talvez três características de cara agradem ao Senhor, seriam elas: paciência, consistência e obediência. Noé é sinônimo de um homem que agradou a Deus. Você conhece a história. Noé construiu a grande embarcação, chamado de louco por todos, porém em tudo, Deus olhava pra ele e a bíblia diz que Noé encontrava graça diante do Senhor.

Na época de Noé todos viviam para seu próprio prazer e beneficio e não ligavam muito para o que alegrava a Deus. Não muito diferente do século XXI, aliás, essa talvez seja umas das gerações que menos teme e treme diante de Deus. Noé, porém encontrou a alegria do senhor, ele era um homem reto, justo, integro e isso consequentemente colocava um sorriso em Deus. Observando a vida de Noé, aprendemos alguns atos de adoração que fazem Deus sorrir, afinal de contas, agradar a Deus é o grande propósito de nossas vidas, a tarefa mais importante então, é descobrir como fazer isso.


Base bíblica: Romanos 7.17-20 / Salmos 119.135 / Nu 6.25
Leitura: “Porém, achou Noé graça diante do Senhor”. (Gê 6.8)

Amar independente circunstâncias:
A primeira coisa que não precisamos nem pensar muito para responder quando perguntamos o que será que agrada a Deus com certeza a resposta é o amor. Deus nos ama e espera correspondência. O primeiro mandamento e o maior por sinal é amá-lo sobre todas as coisas, não apenas sobre pessoas, mas também circunstâncias. O amor humano é condicional, “amamos se... amamos quando... amamos por que...” Porém o amor de Deus é incondicional, independente se o alegramos ou não. Deus escolheu te amar.

Devemos ter essa convicção que amar é uma escolha e não um sentimento. Interessante isso de escolha, pois hoje nós fazemos a escolha que quisermos, amanhã as nossas escolhas farão o que quiser da gente. Amar a Deus produz em nós confiança e isso o agrada. Quando confiamos simplesmente em Seu amor, Deus se alegra sobre nós. Não podemos dizer que O amamos se não conhecemos o que verdadeiramente ele gosta ou não. 

Ilustração: Minha mãe, por exemplo, amo demais, e o simples fato de um olhar diferente dela pra mim, ou ela está incomodada com algo que fiz, ou é nada mais nada menos ela quer me dizer um Não Gostei!
 
Entende? Deus é do mesmo jeito, não podemos alegrá-lo sem conhecê-lo, e pra isso temos que orar; ler a bíblia, buscar comunhão com Ele, intimidade. (Oseías 6.1-6). A bíblia diz em deuteronômio, e se repete por Jesus que temos que amar a Deus com toda a nossa alma, força e entendimento (Mateus 22.37-38). Isso é muito vasto e longo demais pra se explicar, pra resumir então, como diz um pastor que atualmente tem sido referência em minha vida Pr. Lúcio Barreto – seja apenas um louco por Jesus.

Obediência
A confiança produzida pelo amor produziu em Noé obediência. Voltemos a historia de Noé, Deus mandou que ele construísse uma arca. "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hebreus 11.7) Noé movido por fé, fez conforme Deus o havia ordenado. Talvez 3 problemas pudessem ter despertado duvida sobre Noé. A dúvida é, inimiga mortal, opositora da fé.

·         Chuva – nunca tinha chovido. Noé poderia até ter se perguntado: “O que ser chuva?”
·         Distância do mar – Noé morava, vamos dizer a uma distância até razoável da beira-mar. Isso com certeza incomodava a vizinhança. Imagine-se vizinho de um homem que “escutou” a voz de um Deus que o mandou construiu algo. Com certeza você o chamaria de louco – pois Noé pregava que viria um dilúvio, muitas águas cobririam a terra e a ira de Deus viria sobre aquela geração.
·         Tempo – por fim, esse talvez fosse o que em minha opinião poderia ter paralisado aquele homem. Ninguém gosta de esperar, Noé, entretanto esperou 120 anos. Poxa vida, o cara era crente mesmo viu! Sem sombra de duvidas, Noé foi perseguido por sua total dedicação ao que o Senhor mandara fazer.

Um homem movido por uma fé, incansável. Isso trazia muita alegria a Deus. Afinal sem fé é impossível agradá-Lo. (Hebreus 11.6) É sempre bom avisar, que obedecer atrasado, é desobedecer:

(Mateus 21.28-31) Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou senhor; e não foi.  Qual dos dois fez a vontade do pai?

Santidade
Você deseja a vontade de Deus em sua vida? Então saiba que a vontade dele é a sua santificação, que você fuja da imoralidade sexual, que cada um possa possuir seu corpo em honra, diferente dos não conhecem a Deus, dos quais se entregam em suas paixões carnais. (1 Tessalonicenses 4.2-4)

Sem santidade não veremos a Deus, isso é óbvio. E como queremos vê-lo e encontrar em seus lábios um sorriso produzido por nós, devemos ser separados unicamente pra Ele – isso o agrada. Deus não tem filhos favoritos, preferidos. O que Deus tem são filhos que o preferem mais do que outras coisas. 

Ilustração: Deus é como um pai que permite que seus filhos façam o que quiserem. E se alegra na alegria dos seus, porém é o primeiro a dizer, quando quebram a cara, Eu te falei. Sendo esse pai que permite tudo, e nos dá uma livre escolha, Ele se alegra quando deixamos tudo e todos para ficar sozinhos com Ele, apenas com Ele. Deus tem ciúmes (zelo) de você. Ele sempre se importa com quem você está andando. Isso é proteção.

Tudo, eu disse tudo, o que fizermos podemos fazer para alegrar a Deus. Desde varrer a casa à ir a igreja. Temos que fazer seja a pior coisa, exceto pecar, mas devemos fazer para glória de Deus. Certamente, isso alegra a Deus, quando em pequenos detalhes o exaltamos e o entronizamos, colocando-O sempre como centro. 

Os pais não exigem filhos perfeitos ou mesmo maduros para amá-los, da mesma forma, Deus nos ama em todo nosso desenvolvimento. Deus está procurando “Noés” nesta geração – pessoas dispostas a viver para o prazer de Deus, apenas isso!


 (Líder) Coloque um louvor que ministre arrependimento. A bíblia diz que o único momento onde existe uma celebração, acontece um queima de fogo, ou seja, uma festa (alegria) é quando um pecador se arrepende. Quanto prazer eu tenho na minha vida não é a pergunta certa a se fazer, porém quanto prazer eu tenho dado a Deus, quanto Ele se alegra quando olha pra mim?
Graça e Paz, povo de Deus
Eric Queiros

0 comentários: