rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Agora essa de primícias?

Quando se fala em oferta e dízimo todos dão um pulo, não é verdade? Talvez, pelo mau uso de tal ferramenta para fazer o reino de Deus avançar. Aprendi na minha caminha cristã que se você quer conhecer o interior dos pensamentos de uma pessoa, ofereça a ele dinheiro e poder. Ou você ficará constrangido ou desistido da vida daquela pessoa. O Próprio Jesus disse que não podemos servir a dois senhores, pois honraremos mais um do que o outro.

Veja o meu ponto de vista. Existem pessoas que como você, são fiéis a Deus em suas finanças, em suas produções. Mas de outro ângulo existem aquelas que não sabem a importância de se tirar a primeira parte de tudo que si tem. Há uma diferença entre oferta, dízimo e as primícias.

Ofertar – Ato de oferecer. "E viu também uma pobre viúva ofertar ali duas pequenas moedas" (Lucas 21.2)

Dízimo – A décima parte. "Assim também oferecereis ao SENHOR os vossos dízimos." (Números 18.28)

E a das primícias?

Primícias segundo o dicionário Aurélio está organizada em 5 pontos, que são eles:

1. Primeiros frutos.

2. Primeiras produções.

3. Primeiros efeitos; primeiros lucros.

4. Primeiros sentimentos; primeiros gozos.

5. Começos, prelúdios.


Primícias é separar a primogenitura. Saber que de tudo o que eu produzir a primeira parte é do Senhor, não tem ligação nenhuma a dízimo. Dízimo é mandamento.
Tragam todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa” (Malaquias 3.10) Assim diz o Senhor, pois se não fizermos isso estaremos roubando a Deus. Já oferta, como é um ato voluntário podemos fazer tal ligação. Há no início da humanidade, lá em Gênesis, um acontecimento onde oferta é em forma de primícias. Vamos ver!

“Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.” (Gênesis 4.2-8)

Você conhece essa história. Abel aqui é exemplo, pois ele tirou dos primogênitos, dos primeiros frutos de sua produção, algumas ovelhas, onde ofertou a Deus. Talvez Caim não tivesse apresentado a melhor parte de sua lavra, pois Deus é atraído mais para a oferta de Abel. Existe uma canção, cantada por Regis Danese que diz:

– Venho a Ti, oh Deus, trazer as primícias que eu preparei pra Ti entregar em Teu Altar. De tudo o que me destes a primeira parte eu quero devolver a Ti meu Senhor, com muita alegria. Eu reconheço que tudo vem de Ti e sei que Tuas promessas em minha vida vão se cumprir. Tuas primícias, oh meu Deus eu venho trazer, os primeiros frutos, minha fidelidade a Ti. Eu separei o meu MELHOR para ti honrar, pois em minha vida o Senhor está em primeiro lugar.

O tempo planejado para ser uma oferta no Altar de Deus em louvor e adoração é primícias. Primícias não são lançadas a sorte, elas são preparadas, planejadas. As primícias, como exemplo, de uma relação conjugal são os filhos. As suas primícias são aquilo que você separa de melhor.

A canção ‘Tuas Primícias’ diz assim no final:

– Não tocarei Senhor naquilo que é Teu, serei fiel a Ti, pois esse é meu prazer e tudo o que em minhas ficar o Senhor vai abençoar.

“Serei fiel a Ti, pois esse é meu prazer” – Fidelidade é algo gerado dentro de um cristão quando há compromisso e santidade. Deus é fiel, você já deve ter visto essa frase num carro ou naqueles adesivos, sei lá onde você viu; mas se Deus é fiel porque então muitas vezes não somos fiéis a Ele.

Primícias refletem a nossa Fidelidade

Eric Queiros

0 comentários: