rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Uma geração de Honra


Leitura: Romanos 12.10-17

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

A palavra honra em grego, trazendo-a ao português, compreende-se como PRIORIDADE, oferecer-se o MELHOR. Já no latim, a palavra honra quer dizer – cargo, posição; o que não é o caso do texto lido. O Apostolo Paulo nessa epistola, faz menção à palavra Honra, ele diz “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. Agora a pergunta é [...] Como nos tornar a Geração da Honra?

Existem 3 fundamentos para se ser um homem ou mulher de honra

Alguém de honra prioriza a sua liderança.

Em um solo fértil não se deve perder a oportunidade de se plantar. Pois a unção que eu honrar nela prosperarei. Honra, é a chave do discipulado. Não se tem êxito se não houver prioridade. A honra não é um sentimento e sim uma atitude. Eu decido honrar ou não! Simples!

A Geração da Honra é formado por discípulos de Honra.

A vontade de Deus é que eu prefira o meu irmão em honra (verso 1).

A igreja de Cristo é sadia se houver generosidade. “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós”. Quando se tem generosidade se tem Honra, um exemplo disso é o caso de se convidar alguém para jantar e trata-la como príncipe/princesa – dando honra, prioridade – isso é um ato de generosidade. Não o fato de se colocar o mesmo em posições, mas o de se dar o melhor. Numa cerimônia ou celebração, o momento de uma menção/homenagem a um individuo, é um exemplo de honra.

Trazendo para o lado família – Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivo muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus (Efésios 5.1-6)

Na bandeira do Brasil está escrito – Ordem e Progresso. Isso foi muito bem colocado, pois só a ordem se houver progresso e vice-versa. Liderar é somar pessoas para dividir tarefas, subtrair o cansaço e multiplicar os resultados.

Não fazer a obra do Senhor relaxadamente.

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Que tipo de prioridade está o Reino de Deus em nossos corações?

A verdade é que eu me movo, o meu coração se move em direção daquilo que me interessa e que desejo. Muitas vezes, damos mais atenção àquilo que não é eterno, e sim transitório, sempre lembrando das coisas velhas, das que são deste mundo. E esquecendo de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e toda sua justiça. (Mateus 6.33)

Onde está o seu tesouro ali também estará o seu coração. (Mateus 6.21) Que sua oração nessa hora possa ser – Que o meu coração esteja em Ti Senhor!

Quem honra ao próximo, próspera.

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos 20.35)

Sabemos que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os salteadores herdarão o reino de Deus. (1 Corintios 6. 9-10)

...Será que podemos incluir também os que não honram ao próximo? Pois honrar é sinônimo de amar, e quem ama dá a direção ao céu, cuida, exorta e o mais preciso, quem ama CONFRONTA. Só se tem amor fraternal se houver confronto. Lembremos sempre que Deus não suporta hipocrisia. Quem honra ao próximo, próspera; pois Jesus disse "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros” (João 13.34). A salvação de muita gente pode estar comprometida, pois muitos não tem tido esse amor, essa honra com semelhante.

Por fim uma frase a se aprender – a presença fala mais do que palavras, então falem menos e honre mais.

A Honra tem um código e o Código da Honra é a Fidelidade

Adaptação EricQueiros

0 comentários: