rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Abraão, o pai da Fé

Tema Geral: A Vida de Homens e Mulheres Como NÓS!

Textos Bíblicos: Diversos

“Farei de você um povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (Gênesis 12: 2-3)

PREFÁCIO

Queridos discípulos, a partir dessa semana damos início a Série: A Vida de Homens e Mulheres Como NÓS! Creio que serão lições preciosas para nos confortar e confrontar. Aprenderemos com homens e mulheres de Deus que tiveram sua história registrada nas Escrituras Sagradas, que podemos nos relacionar com o Senhor assim como eles o fizeram!

Espero no Senhor que estas lições possam impactar sua vida e, por conseguinte seu cristianismo. Entendo que homens e mulheres, como Abraão, Jacó, Ester, Davi, Paulo, deixaram exemplo e testemunho que também podemos alcançar graça e o favor divino, poder, força, ousadia e fé em nome do Deus Todo Poderoso. O Senhor seja contigo e te chame... um homem, uma mulher, segundo o coração dEle!

INTRODUÇÃO

A história de Abraão começa em Gênesis 11:26, com seu nascimento, e termina em Gênesis 25:9, quando é sepultado em Macpela. De todos os patriarcas, é o que tem o registro mais longo e isso reflete a importância do “pai de todos os que crêem” (Romanos 4:11-17).

A etimologia do nome Abrão (hebraico, é incerta, mas provavelmente significa “o pai é exaltado”). Com a promessa do pacto divino e de sua futura descendência, seu nome foi alterado para Abraão – ‘abhrãhãm, que é explicado como “pai de multidões” (Gn. 17:5).

1. ABRAÃO, HOMEM DE FÉ

“Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gn. 15:6).

Ao falar de Abraão não podemos deixar de tocar no assunto Fé. Fé porque em meio a uma vida tranqüila, confortável e de idade avançada, deixou tudo para trás para recomeçar uma nova vida (Gn. 12:4). Fé porque na sua velhice obteve a promessa de ter um filho, e depois de tê-lo, o Senhor o pediu em sacrifício e ele o preparou em holocausto (Gn. 22:2). Embora o Senhor o poupou e teve o seu agrado.

Fico pensando como é difícil deixar as coisas que gostamos, que amamos! E ainda mais com idade avançada! – Se não tivermos convicção de que as coisas darão certo... raramente saímos do lugar ou abrimos mão delas. É muito comum escutar: “não troque o certo pelo duvidoso”.

Você e eu!!! É isso mesmo ... somos desafiados ainda hoje a dar passos de fé. É importante ressaltar que dar passos de fé não é dar passos desastrosos na vida e depois culpar a Deus, a Igreja, o pastor. Precisamos agradar ao Senhor com fé (Hb. 11:6) e ter a convicção que Ele vai à frente... que Ele foi quem chamou, desafiou e prometeu. Pois se Ele prometeu, Ele é fiel para cumprir.

Abraão foi considerado “pai da fé” e “amigo de Deus” (II Cr. 20:7), pois em meio adversidade permaneceu fiel.

Se o Senhor o chama-se hoje, como chamou a Abraão, qual seria sua atitude?

Ao que você está tão apegado que não tem conseguido dar passos de FÉ?

Lembre-se... Abraão foi gente como nós!

2. ABRAÃO, HOMEM DE OBEDIÊNCIA

“Então o Senhor disse a Abrão: - saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gn. 12:1).

Obediência é o segredo do sucesso para muitas coisas nessa vida. Se tratando da vida, da caminhada com Deus é mais que um princípio é a única ferramenta que abrirá portas no mundo físico e espiritual.

Da mesma forma que a obediência abre portas, a desobediência fecha portas. É incoerente se dizer que tem fé em Deus e que se têm promessas da parte de Deus e viver uma vida de desobediência e rebeldia.

Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor” (Gn. 12:4), quem obedece não fica levantando argumentos de desobediência. Há exceções, mas via de regra todo argumentador (quer que prevaleça seu EU, sua VONTADE), daí é tão difícil a submissão. E submeter-se a missão de Deus é ter o caráter da obediência.

Quer ser achado um homem, uma mulher segundo o coração de Deus? Não tente impressionar a Deus com o tamanho da sua fé, mas com uma vida em total obediência. Assim, dia após dia, sua fé crescerá!

Como está a tua vida de obediência a Deus? Aos teus pais? Aos teus pastores e líderes?

Como está tua vida de obediência aos propósitos do Senhor?

3. ABRAÃO... SONHOS E PROMESSAS!

“Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: - Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las -. E prosseguiu: - Assim será a sua descendência” (Gn. 15: 5).

“De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações” (Gn. 17: 4).

Em meio a toda essa história de fé e obediência, não podemos esquecer das promessas feitas por Yahweh a Abraão.

O mais belo de tudo, é que todas as promessas se cumpriram em Abraão!

Tudo o que o Senhor prometeu, Ele cumpriu.

Assim como foi com Abraão. Assim será na sua vida! Deus tem sonhos e planos para cada um dos seus filhos, Ele tem promessas declaradas para sua igreja e, por conseguinte para o seu povo.

A promessa vai se cumprir sem você ter que quebrar sua santidade!

Não será necessário você se corromper ou vender seu caráter para o ímpio para que as promessas da parte do Deus Todo Poderoso se cumpram na sua vida.

Como você está esperando suas promessas no Senhor?

Seus sonhos e planos são os sonhos e planos de Deus?

CONCLUSÃO

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hb. 11:8).

A vida de Abraão foi e é como a de muitos de nós ... FÉ, MEDO OBEDIÊNCIA, FRUSTRAÇÕES, SONHOS, PESADELOS, PROMESSAS. Porém, em tudo permaneceu fiel ao Senhor.

Não abriu mão da herança que estava reservada pare ele. Aqui concluímos essa lição, deixando essa lição de vida chamada...

Abraão, o Pai da Fé! Pai de uma grande MULTIDÃO!

Creia como ele creu, e você será pai da sua multidão. Amém!

Deus te abençoe!

(Pr. Marclei Saraiva Maciel)

Lição de Célula (Abraão)

0 comentários: