rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Formado Líderes

Existem duas atitudes que formam um líder. São elas: por livre e espontânea vontade e/ou por livre e espontânea pressão (risadas). Não necessariamente com essas palavras. Alterando a ordem dos fatores, mas deixando o produto; as duas atitudes que formam um líder são decidir ser um líder e/ou deixar que alguém o forme um líder. Somos fôrma que forma. E sendo esse conteúdo disponível para ser copiado temos que ser modelo. Ser modelo é ditar moda. A moda é estabelecida para ser copiada, sempre com a ideia de renovar, ela é estabelecida entre outras coisas para ser imitada. Porém não podemos ser um modelo qualquer. Através de nós deve ser refletido um referencial de modelo maior.

Para estabelecermos dentro do discipulado um referencia para sermos modelo, temos que ter um modelo como referencial. Esse cara é Jesus. O maior líder que já existiu, foi simples, humilde e com discursos fortes impactou seus liderados e toda a multidão que o seguia.

Jesus é a fôrma que nos molda para sermos líderes apaixonados pelo propósito maior do Reino – vidas. Ele mesmo em um momento de discipulado apostólico, falou a seus 12: “Não foram vocês que me escolheram, mas eu os escolhi, para irem darem muito fruto, e que o fruto de vocês permaneça” (João 15.16).

Essa lição é destinada a liderança. Então pra começar saiba que não foi seu pastor que te levantou dentro da igreja com um “cargo” de liderança, muito menos a sua capacidade. Foi o próprio Deus quem te escolheu para você reinar junto a Ele, e lutar pelas causas do Reino junto a Ele. E não importa o espírito de desistência que vir sobre você, se o teu chamado é pastoral, pode ser no Egito ou em Canaã, o Senhor te faz cabeça. E pastor não é quem prega ou quem tem a maior igreja da via láctea. Pastor é quem cuida.

Existe uma necessidade de entendermos que os doze só serão doze quando forem um*. E Jesus sabendo disso, deixou sempre claro a necessidade do serviço, da mesma visão, da unidade. Discipular é investir, e isso requer paciência*. Quando estamos formando discípulos precisamos ser acessíveis a ele*. O desejo do coração de todo líder deve ser servir. Quando liderança se tornar apenas título em nossa vida, perderemos a essência de servir, e consequentemente erraremos o alvo.


Temos o Mestre dos mestres que nos instrui que temos que ir e fazer discípulos. O processo de discipular acontece quando nos entregamos completamente nas mãos dele e confiamos 100%. Ainda mais, existe uma necessidade de entendermos que não podemos ser líderes sobre ninguém, se primeiramente não conseguimos liderar a nós mesmos; isso se chama autogoverno.

Trabalhei por um período em uma Imobiliária e queria compartilhar com vocês minha experiência, e algo da parte de Deus que tem tudo a ver com o processo de formação de líderes. Qualquer território exterior, só será conquistado quando o território interior estiver trabalhado*. Nessa empresa, (dá qual não citarei o nome por questão de ética) atuei como corretor, vendia casas, apartamentos e tudo mais no ramo de imóveis. E lá havia uma necessidade de apresentar empreendimentos a clientes, sempre claro, usando como quem tem autoridade o nome da empresa. Esse negócio de nome é interessante, pois hoje somos representantes de um NOME, do qual o empreendimento que dEle devemos apresentar é o Reino de Deus.

Continuando, no processo de venda, atuava em um setor que conhecíamos no nosso ambiente de trabalho com O.A. (Oferta Ativa), ou seja, a apresentação dos empreendimentos eram feitas aqui, por telefone. Já podemos ser ministrados aqui, pois assim como eu, você é representante de Deus e deve, para apresentá-lo, conhecer tudo sobre Ele. Jesus não é mercadoria, porém é o melhor negócio que alguém pode realizar. Sobretudo na empresa, algo que de inicio me deixou seguro como cristão que digo ser, foi que não havia e não há a necessidade de mentir por qualquer motivo que seja. Um líder não negocia princípios*. Voltando a parte de representante, era interessante que na O.A. ao ganhar um cliente e ele automaticamente era responsabilidade minha. Muitas vezes, achamos que basta levar uma vida para igreja e quando em uma ministração ela levanta sua mão e diz: Eu recebo Jesus acabou o nosso trabalho. Não. Nossa vida espiritual assim como a natural, é um processo. Ganhou sábio? Agora a responsa de consolidar é sua. Você automaticamente é alguma coisa no mundo espiritual sobre ela. 

No crescimento espiritual, deve-se notificar que todos amadurecêssemos. No inicio somos os pescadores e damos o peixe, alimentamos na boquinha pra não se engasgar com as espinhas, mas depois temos que entender, como a canção de Zezé di Camargo e Luciano já dizia: “depois que cresce o filho virá passarinho e quer voar”, temos que parar de dar a caça e tornar os discípulos caçadores de Êxito. Ainda que na caminhada, aconteça uma queda, como vemos quando alguém sofre um acidente e a vida a impede de andar, o desejo maior que grita dentro dela é poder levantar e sair correndo.

Quando um cliente era capitado, ou seja, ganho; tínhamos um lema: “captou um cliente vai com ele até o fim, pra fechar o contrato de compra”. Na igreja, um grito deveria nascer – SEMPRE É CEDO DEMAIS PRA DESISTIR – Deus não nos deu um espírito de desistência. Amém? Pois muitas vezes desistimos de quem desiste de nós, da caminhada e até de Deus. Porém o Senhor nunca desistirá e o mesmo espírito de Deus é favorável a nós.

E pra que eu tivesse “meu nome e minha foto” na parede da empresa, com um subnick tipo: O funcionário do Mês era obvio que eu tinha que vender. E como apresentar o Reino? Como Levá-lo as pessoas, para que no momento em me vejam possam dizer: eu quero isso também, eu preciso desse Jesus. Simples! No processo de formação de líderes o discípulo tem que ver as atitudes inspiradoras através da vida de seu mentor. Um líder calmo forma discípulos muito calmos, um louco consegue passar um pouco de loucura, então podemos concluir que um líder apaixonado atrai discípulos apaixonados, ponto e pronto. Como líderes xonados temos a missão de levar, e ensinar a criança espiritual o caminho que ela deve andar, segurando na mão. Discipulado requer confiança. A frase que todo discípulo mais gosta de ouvir é conta comigo. Além do mais o caminho do trono deve ser estabelecido. Jesus era preocupado com seus 12 a ponto de querer saber como eles oravam, Ele mesmo os instrui na oração do pai nosso. Ele disse Vocês devem orem assim. Ali, Jesus estabeleceu um modelo de oração. Por último, mas não menos importante. Queremos ser modelo, ansiamos em ser reflexo de Deus, mas não podemos esquecer que somos falhos. Então isso deve ser esclarecido desde cedo dentro do discipulado. Líderes de Êxito conseguem entronizar Deus como centro sempre, líder nenhum é foco, Jesus sempre é o alvo e assim deve ser ensinado, pra que quando, por fatalidade o líder venha cair os discípulos não estejam muito apegado a este e não caiam junto.

Então para formarmos lideres e discípulos verdadeiros devemos consolidar cada um na videira verdadeira que é Jesus. Da qual nós sendo parte, ramos dessa mesma videira, estaremos ligados por toda a nossa vida, 24 horas por dia a Jesus. E estaremos recebendo direto da seiva bruta, da Palavra verdadeira que em nós gera vida.

Legenda:(*) = Frases retiradas do livro 
“Discipulado – A ferramenta de Deus para treinar um líder”
Autor: Apóstolo Renê Terra Nova

Eric Queiros

0 comentários: