rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

O Pai Nosso



Eu, particularmente vejo a oração do pai nosso como sendo uma das orações mais fortes, apresentadas em toda a Bíblia, a começar, por quem a ensinou. Jesus o Mestre dos mestres, ensinou-nos tal oração. Primeiro vamos aqui, explanar o sentido da palavra oração. Se você já notou, ORAÇÃO são duas palavras em uma só.

Orar significa falar. Ação, o próprio nome já diz: reagir, se movimentar, fazer alguma coisa. Quando oramos a Deus, estamos pedindo, seja lá como for na oração, uma mudança. Mas, temos que rever qual a posição que estamos tomando antes e depois de uma conversa com o Pai.

Jesus o nosso Senhor nos ensinou a oração que chamamos de PAI NOSSO, que pra muita gente é uma simples ‘oração’. O fato é que de tão conhecida ficou sendo uma das orações onde não há temor. Em alguns casos ora-se ela apenas da boca pra fora. Tal oração é essa:

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos nossos adversários; E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6.9-13)

Agora, quero com você, destrinchar toda essa oração. Amem?!
Pai nosso que estás nos céus
Aqui iniciamos a oração declarando onde Deus está. E o interessante, é como Jesus nos ensina a chamar Deus – ela diz PAI. Isso reflete que somos sim filhos.

Santificado seja o teu nome
Declaramos aqui a sua santidade e devemos ter em mente que se nós não formos santos, nunca veremos a Deus.

Venha o teu reino
O que é viver o reino de Deus?
Viver o reino de Deus é trazer o reino de Deus para a terra, que venha o céu na terra. Viver o reino na terra é trazer a glória de Deus na terra.

Seja feita a tua vontade
O que muitas vezes não acontece. Vou generalizar – o que muitas vezes não acontece, porque sempre é mais a NOSSA vontade que é feita, o nosso querer, o que eu acho sempre prevalece e nunca, lembrando – estou generalizando, a vontade de Deus é feita.

Assim na terra como no céu
Ah, O céu na terra! Você vai concordar comigo, não temos vivido a terra como no céu, porque parece que as pessoas só querem o céu quando morrem. Tipo, “fulano morreu; ele foi pro céu!” Porque não vivemos em vida humana, assim na terra como se fosse lá no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje
O que é o pão aqui? Jesus em determinado momento disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Certo que aqui, o pão nosso nos leva a entender o alimento. Mas e o alimento espiritual. Jesus sim é o pão nosso de cada dia. Ele é quem não pode faltar em cada dia que Deus nos dá.

Perdoa-nos as nossas ofensas
Aqui, era onde eu queria chegar. Enfim, perdoar! Palavrinha mais difícil de si referir a alguém que nos feriu. O Perdão, de fato é uma atitude de uma pessoa curada na sua alma. Pois existem marcam em nossas vidas, que só perdão pode apagar. Aqui nessa frase da oração de Jesus, quero levar você a ver um contexto, que ocorreu depois da oração ensinada:

–Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós, se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15)

Jesus continua assim, em seu ensino de como falar com Deus; note que o próprio Cristo, depois de haver ensinado a oração, ele dá uma atenção maior quando o assunto é perdoar. E ele diz que se pedimos pra Deus nos perdoar, devemos antes perdoar aquela pessoa que nos feriu, seja no físico, espírito ou alma. Você conhece alguém que já disse: Deus que me perdoe, mais eu não perdôo ninguém. O que esse povo quer de Deus de fato? Vamos lembrar que Deus é amor e perdão, mas antes ele é um Deus de justiça.

Assim como nós perdoamos aos nossos adversários
Continuando o ponto 7 - perdoa-nos as nossas ofensas. Muita gente se contradiz quando faz essa oração. Quero aqui deixar claro, que não tenho nada contra, pois afinal foi o meu Senhor e Salvador quem a nos ensinou. Todavia, a verdade é que as pessoas não fazem a ação antes ou depois de orar. Relembrando Oração é falar com Deus e fazer alguma coisa, que mude uma determina situação.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Jesus finaliza a oração, declarando aquilo que devemos sempre saber. Porque de Deus é o reino, o poder e glória para sempre e Ele não divide a sua glória com ninguém. Onde ele é nosso escudo e fortaleza, tal verdade nos faz crer que Ele sim é o único que pode nos livrar de todo o mal.

Pois teu é o reino, poder e glória para sempre. Amém!

Eric Queiros

0 comentários: