rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Jesus, o modelo de Consolidação

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:1-15)

Vejamos três aspectos do ministério pastoral de Cristo:

1. Jesus, o Bom Pastor

Muitos se acham bons, e isso não é errado, porque o mínimo que podemos ser, naquilo que fazemos, é ser bons. Dentro da sua profissão, você deve ser bom no que faz, caso contrário, não alcançará novos níveis.

Dentro da escala de qualificação, Jesus poderia ter Se qualificado como excelente, mas preferiu Se qualificar como Bom. E nos deu alguns requisitos para também nos tornarmos bons como:

1.1 Dar a vida pelas ovelhas

Quando ouvimos isso de Jesus, não está apenas no sentido figurado, não é somente renunciar o seu eu, morrer para o eu, é literalmente morrer. Foi o que Jesus fez: morreu na Cruz para que eu e você tivéssemos vida e vida em abundância.

Dentro do rebanho, dentro do nosso discipulado, temos ovelhas pelas quais morreríamos, mas por outras não, pelo contrário, a vontade é levantar um altar de sacrifício para executá-las. Mas Jesus morreu por todas, pelas boas e ruins; Ele deu a vida por toda a humanidade.

Jesus não mediu esforços, porque entendeu a Sua vocação. Ele renunciou o Seu legado para morrer por mim e por você quando estávamos na condição de ovelha, quando não valíamos a pena, mas Ele morreu porque o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, valendo a pena ou não valendo a pena.

Quando eu leio esse texto de João 10, estremeço. Quando falamos de dar a vida por uma ovelha, somos levados a questionar como estamos como Pastores, como líderes. Mas Deus está sempre pronto a nos confrontar, confortar e ajustar para que estejamos no lugar que Ele quer.

2.2 Conhecer as ovelhas

Jesus disse que Ele conhecia as ovelhas e elas O conheciam. Será que temos mesmo noção do que significa conhecer as ovelhas e ser conhecido por elas? Chega um tempo no ministério que crescemos tanto que isso se torna desafiador. É preciso buscar de Deus estratégias, meios, formas, para não perdermos o acesso às ovelhas, o coração de bom Pastor.

A Visão Celular é linda, é estratégica, é multiplicadora, vem do coração de Deus para ganharmos os milhares e milhares... Mas, não somos Pastores de apenas 12 homens e 12 mulheres; Deus nos confiou um rebanho. Por este rebanho, devemos orar, jejuar, nos relacionar.

É preciso descer do púlpito, conhecer o estado das suas ovelhas, passear no meio delas; elas precisam conhecer e reconhecer a sua voz. Deus está trazendo à nossa memória que o ministério que Ele tem para nós é uma descendência forte e poderosa, e nós precisamos conhecer as ovelhas.

Quantas vezes confiamos as ovelhas nas mãos dos discípulos e nem sempre eles cuidam da forma correta, porque ainda são imaturos. Quando surge um problema, levam para o lado pessoal. Eles ainda não têm um coração de Pastor para tratar as ovelhas. Cuidado!

Os discípulos que Deus confiou a você não podem se espalhar e se perder. Deus quer nos tornar bons Pastores, dar-nos um coração de compaixão. Deus fará com que você cresça poderosamente, e você precisa buscar estratégias do Alto para conhecer as ovelhas.

Aquilo que você puder fazer, dentro do requisito que o Bom Pastor nos ensina, faça. É desejo de Deus que subamos esse primeiro degrau da escada. É prazer dEle fazer de nós o bom Pastor.

Interessante que Jesus não nos ensinou a sermos os melhores, mas a sermos ‘bons’. Jesus é a nossa Referência. NEle não cabe competição para ser o melhor, mas o trabalho para ser o melhor. Se você quer ser melhor do que alguém, seja melhor do que você mesmo, seja melhor do que você já tem sido.

Quando nosso referencial passa a ser interno, mergulhamos dentro de nós mesmos, e descobrimos e conhecemos nossas fragilidades, debilidades e dificuldades. E quando descobrimos a nossa doença, sabemos qual é o remédio necessário para a cura, e nos tornamos melhores do que já somos e o que estava fazendo de nós a pior pessoa se transforma em cura.

O bom Pastor não faz calo no coração da ovelha, mas tem calos nas mãos de tanto proteger a ovelha; ele enfrenta até lobos para salvar a ovelha. E essa é a unção que Deus quer trazer nesta manhã para as nossas vidas.

Naquela época, a Bíblia diz que só quem cuidava do rebanho era o Pastor, era o dono, o máximo que poderia acontecer era alguém da família, como o filho, a filha, o genro, cuidar da ovelha, como Moisés, Raquel, Davi e tantos outros. Porque o bom Pastor não confia o seu rebanho na mão de qualquer um.

Quando Jesus fala do Bom Pastor, Ele nos alerta sobre o mercenário – aquele que é contratado, assalariado, pago para realizar algo, mas não faz da forma correta. Não podemos ser Pastores mercenários, sem amor no coração. O mercenário faz do ministério um negócio fácil para ganhar dinheiro, mas este não é o nosso caso. Nós temos aprendido a trazer em nós o caráter expresso de Jesus e ser apaixonados como Ele foi.

Não entregue o seu rebanho para quem você não confia. Os discípulos, as vidas, não são suas, são do Senhor; Ele confiou a nós. Não permita que a oportunidade faça do seu ministério um negócio. O Senhor o chamou para você arrancar o perdido do inferno.

Hebreus 13:20 diz que o Senhor foi chamado de Grande Pastor porque morreu e ressuscitou. Jesus saiu da escala do Bom Pastor para ser o Grande Pastor. Ele morreu e ressuscitou para se tornar o Grande Pastor. E é isso que Deus quer fazer das nossas vidas. Parece que vamos perder, mas quando morremos, temos o direito da nova vida e da ressurreição. Só será grande quem morrer e ressuscitar. Jesus morreu e ressuscitou com um novo degrau.

“E quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.” (Pedro 5:4). Há recompensa para você: coroa de glória. Vale a pena perseverar. O Senhor confiou a você um rebanho que crescerá e multiplicará, mas você precisará conhecer cada ovelha.


Pra. Francilene Monteiro


MIR - Ministério Internacional da Restauração

0 comentários: