rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

JUMP – Jovens Unidos Multiplicando o Poder


Leitura bíblica: I João 2.13-14 


Versículo Chave: Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (I João 2.14)

Quando eu abro a minha Bíblia eu vejo Deus. E muito me alegro em saber que Deus deixou escrito versículos específicos, tanto para homem como para mulher, tanto para jovem como para criança. Tudo isso leva-nos a entender que Deus tem um propósito para cada um de nós, independente da idade e do sexo. 

Talvez você tenha lido por inúmeras vezes esse versículo, mas ainda não o entendeu e nem tomou posse da palavra profética de Jesus para os jovens. 

Jovens eu vos escolhi 
Deus não somente nos criou, mas também nos escolheu, nos chamou e nos separou para a sua obra. Temos muitos exemplos bíblicos de homens de Deus que foram separados (santificados) na sua juventude: José (Gn.37:2), Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego (Dn. 1:19), Jeremias (Jr. 1:5-6). 

O que tem entristecido o coração de Deus nos dias de hoje é que muitos jovens e adolescentes foram escolhidos e chamados no ventre de suas mães e, ao invés de honrarem o nome do Senhor, estão escandalizando a Deus com seu testemunho de vida. Todo aquele que é escolhido tem um preço a pagar. Tem que haver mudança, transformação de vida, e principalmente renúncia. As nossas atitudes, o nosso caráter e a nossa reputação têm que ser agradáveis a Deus. Se queremos viver na plenitude divina temos que radicalizar, deixando de lado as coisas velhas, os manjares do mundo e tudo aquilo que prejudica a vida espiritual. Chega de simpatizar com o pecado! Sejamos vasos nas mãos de Deus, ao invés de bonecos nas mãos do diabo. Deus tem enviado anjos para vasculhar a face da terra à procura de jovens diferenciados, e eles encontraram você! Prepare-se para influenciar a sua geração! 

Porque sois fortes 
Quando Deus olhou para os jovens, Ele viu algo importante para ser usado em favor da sua obra na terra. Deus viu em nós força, disposição, potencial e muita energia. Ele não olhou para o teu físico e muito menos para a sua formação acadêmica e nem mesmo para a sua posição social. Muitos jovens estão canalizando o seu potencial de forma errada. Para uma viagem acordam cedo, para um futebol tem disposição de sobra, para entretenimento são os primeiros a chegar. Porém, quando são chamados para orar, jejuar e ler a bíblia, sempre tem uma desculpa escondida na manga: “estou cansado, não vai dar, tenho um compromisso”, e assim se mostram fracos e despreparados! 

Mas, Deus reconhece a força da juventude, assim como reconheceu a força de Davi. Sabemos que Davi era um adolescente que cuidava das ovelhas do pai. Não tinha tanta formosura e nem mesmo posição social e era rejeitado pela sua família. Porém, era forte e guerreiro. Constava de seu currículo a derrota de três inimigos: O Leão, Urso e o Gigante Golias (I Sm 17.37 ). Jesus te levantou para marchar nas primeiras fileiras do seu exército. Basta somente você reconhecer a força que tem. 

E a palavra de Deus permanece em vós 
Não somente as palavras escritas na Bíblia estão em nós, como também a própria palavra que sai da sua boca. “Mas Jesus lhe respondeu, está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4). “Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. (Jr 1.9) 

Estou convicto de que nós, jovens e adolescentes, fomos levantados como profetas, para propagar o Evangelho de Cristo, pois a Palavra e a autoridade de Deus está sobre nós. Somos responsáveis por anunciar a volta de Cristo, conforme a profecia de Joel 2.28 “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”. É necessário, buscarmos a face do Senhor e pedirmos que nos toque com brasas vivas do seu altar. Quando isso acontecer, seremos, então, purificados e poderemos finalmente dizer: Eis-me aqui, Senhor! Envia-me a mim. 

E já vencestes o maligno 
Geração JUMP, a palavra de vitória já foi liberada! E satanás não tem autoridade sobre nossas vidas. “Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno”. (II Ts 3.3). 

Sejamos vigilantes, pois o inimigo sempre investirá contra os filhos de Deus. Se lhe dermos legalidade, ele nos destruirá. É hora de surpreender satanás, levando Deus a sério, falando menos e fazendo mais, combatendo o bom combate e colocando por terra o império satânico. É hora de semear fogo em nossas igrejas e de se embriagar na presença do Espírito Santo, chorando pelas nações, resgatando os perdidos e clamando pelo Avivamento. E multiplicando muito o Poder de Deus de geração em geração. Ah, vale a pena lembrar o avivamento começa de dentro pra fora. Reaja meu filho, faça alguma coisa. 

...Uma juventude vivendo a santidade do Senhor, legitimados para vencer! (8) 

Impureza


Texto bíblico: I Coríntios 7.9

Todo processo de infiltração da impureza nos relacionamentos começa no aconchego excessivo. O homem é excitado pelo que vê ou toca, mas a mulher é muito mais pelo que ela ouve.  É nesse ponto que o processo de impureza começa a germinar (levando claro, para o que iremos estudar aqui – o namoro, côrte, compromisso).

Parece que a valorização da pureza está sendo minimizada, inclusive dentro da Igreja. Muitos jovens têm a idéia de que se, simplesmente não chegarem a consumação do ato sexual, o resto “vale tudo”. A moça pensa: “Se eu não entregar meus lábios, sensualmente, nem render meus seios ás apalpadelas e aos beijos, recusar o toque nos meus órgãos genitais e certos movimentos eróticos com meu namorado, está tudo bem. Esquece-se, no entanto, que o homem é um ser deveras excitado. Se um homem se abraçar sensualmente a um “poste de ferro”, ele acabará se excitando. Quanto mais se ele abraçar a moça que ama, bonita e convidativa.

As manifestações do desejo sexual são comumente destituídas de racionalidade. Um ser humano abrasado não raciocina. O conceito de Deus sobre a jovem que entrega o seio, para ser utilizado como elemento de excitação sexual, é nos revelado em Ezequiel 23.3: “Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seios e apalpados os seios da sua virgindade.”

O pior é que o pecado de entregar os seios é chamado de prostituição. É impossível para um casal que liberou o uso dos seios para maior prazer no relacionamento, permanecer apenas nessa prática, pois o diabo com certeza os incitará a ir mais adiante.

Até o dia em que fugiu da mulher de Potifar, desconhecia-se a profundidade do caráter de José, em condições normais José seria conhecido como mordomo fiel ou podemos chamá-lo aqui de “alguém que tenha beleza de caráter”.

“Caráter é o que o homem é no escuro” (D. L. Moody). Não é difícil ser piedoso dentro de um ambiente evangélico, difícil é ser piedoso no Egito, longe da família, da igreja, fiel a Deus em terra estranha, nunca devemos nos esquecer disso. “Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito que faz o ambiente“.

O caráter é um conjunto de hábitos. Podemos citar vários jovens na Bíblia que tinham hábitos agradáveis ao Senhor: Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdenego, José. Na vida de todos eles ficou patente que o alicerce de seu caráter era constituído de hábitos de pureza de longa data.

Daniel com seus hábitos de temperança; serviram-lhe como uma âncora inamovível quando tentado a compactuar com as extravagâncias da mesa real. Nem Daniel nem seus companheiros de exílio precisavam decidir a última hora qual seria o curso de ação a tomar em face de um culto idólatra, Tais decisões tinham sido tomadas com muita antecedência, e consolidadas por longos anos de habitual fidelidade a Deus, e não seria o pânico do instante supremo que os faria buscar refúgio numa adoração fingida a um ídolo pagão.

A vida de José foi muito mais marcada por dureza do que por facilidades. Porém, sobretudo uma vida marcada pela benção do Senhor. José foi testado na hora de resolver problemas de ordem sexuais. (Gn. 39:7;2 e 2Tm. 2:22)

E ainda por cima o caráter de José possuía profundidade. Na aparência para agradar seu amo, numa emergência. Guarde isto: José foi elevado a governador do Egito porque preferiu o calabouço em vez da cama perfumada da mulher do patrão. Deus tem compromisso com gente assim.

Fique esperto o diabo sempre vai procurar atingir seu ponto mais forte. A pureza moral de José era a fonte do seu poder. “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua Palavra”. Salmo 119.9


Mensagens para Células (.doc)


Lições disponíveis nesse caderno de Mensagens para Células

1.       O valor do Reino dos Céus
2.      Vitória no vale de lágrima
3.      Nossos enganos mais comuns
4.      As coisas mais importantes
5.      Avisos do Céu
6.      Chegai-vos a Deus
7.      Como podemos ser salvos?
8.      Cristo morreu por nós
9.      Haja luz
10.   Cure a sua alma
11.    Dificuldades para abraçar o discipulado
12.   Como Jesus se torna meu salvador
13.   O dilema de um homem
14.   A porta da salvação
15.   O cavalo e um camponês
16.   Alívio para os sobrecarregados
17.   O que significa aceitar Jesus?
18.   Quatro realidades espirituais
19.   Quem é Jesus
20.  Quem não vai entrar no céu
21.   Quem vai entrar no céu
22.  Reconhecimento tardio
23.  Refletindo sobre a vida
24.  Salvação
25.  Um encontro pessoal com Deus
26.  Cinco verdades de João 3.16
27.  Você pode ser salvo
28.  Uma vida restaurada
29.  Você é feliz?
30.  A condição da mulher do fluxo de sangue
31.   O obstáculo enfrentado pela mulher do fluxo de sangue
32.  Solidão
33.  O significado da cruz
34.  Ovelhas que não tem pastor
35.  Não se esconda de Deus
36.  Os 3 tipos problemas da samaritana
37.  O encontro de Jesus com Zaquel
38.  Jesus chama
39.  Uma estranha pergunta
40. Três coisas que geram aflição
41.   Caminho, verdade e vida
42.  A grande pergunta de Deus
43.  Os dois caminhos
44. Onde você passará a eternidade?
45.  Os dois senhores
46. A quem darei meu coração?
47.  O amor de Deus
48. Lições de Bartimeu
49. O comovente pedido de Bartimeu
50.  A escolha certa

Deus manda eu te dizer | Reflexão



[...] Olha pra trás e reconhece a minha Mão entre os momentos que tu pensavas que ia desistir, onde tu pensavas que jamais se levantaria. Os exemplos do passado consolidam os teus pensamentos, no entanto, eles não podem te dar força para o dia de amanhã. Exceto se deliberadamente tu lhe deres tais forças. A cada tarefa que eu te confio, te dou a habilitação para que tu faças. Se Eu requerer algo além do que ti pedi, fica certo de que mais claro entendimento te darei. Pois sei muito bem, o que posso fazer através da sua vida.

Tenho provado muitas vezes a tua fé e sei que ela é forte, por que então te desanimas?

Ergue-te e caminha sobre o mar, pelo simples som do meu nome, reconhecendo que sou eu, que te impulsiono pra frente, não é o homem quem faz aquilo que Eu tenho feito na tua vida. O meu plano para ti, jamais será frustrado. Somente olhe e ergue teus olhos para o alto, porque é de lá que virá o teu socorro.

Procura ouvir com prontidão os ensinamentos do meu Santo Espírito, eu não costumo somente falar como sons de trombeta ou som de muitas águas, às vezes o meu apelo é com um simples toque suave no teu ombro. Não aguarde sempre uma experiência retumbante, apenas segui a pequenina voz silenciosa.

Se obedecerdes ao meu espírito eu te guiarei e fartarei a tua alma em lugares secos. E te farei encontrar oásis em meio ao deserto, opero muitas vezes desta maneira porque desejo desenvolver a tua espiritualidade. Reconheço as tuas fraquezas, mas é desta maneira que me proponho te fazer forte. Sei das tuas indecisões, mas é assim que eu fortifico a tua fé.
Servo, como você me pedi a sabedoria do alto! Hoje, então te ensino a obtê-la através de cada ação diária, por mais singela e humilde que seja. Repousa em mim com absoluta confiança, porque Eu estou presente na tua vida em toda parte, em todas as condições a minha graça está operando dentro de ti, o segredo é esse, deixar o meu espírito te guiar. É isso e simplesmente isso, que eu quero de ti, que tu permitas que a minha mão te guie e não ande pelos teus caminhos, mas pelos meus.

A peleja não é tua, a peleja é minha! Tu não precisa lutar, porque eu lutarei por ti. Dentro da cova dos leões eu te resgatarei e nem um só dos leões te tocará. A obra do meu Espírito está em plena ação sobre ti, não COMPLIQUE a Minha Vontade. Porque eu sopro um vento de graça, de fé, de autoridade, Eu te levanto do meio do pó e das cinzas e te faço andar sobre o vale de ossos secos. Eu não te deixarei sozinho nesse vale e nem te abandonarei nesse deserto. Apenas, te ensino a tirar forças da fraqueza e a tirar melodia dos momentos de dor.

Ponho as minhas palavras em tua boca, tão somente põe o teu coração sensível a minha direção para tua vida.
Missionário André Vitor
Programa Alvos da Graça

Novo material imita cicatrização biológica

Imagine um material que detecta danos em sua estrutura e que seja capaz de reparar automaticamente esses “ferimentos”. Sim, esse “material” já existe no corpo humano (na pele e nos ossos, por exemplo), mas o que pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, querem fazer é criar um material que imite as propriedades biológicas de sentir a presença de danos, interromper sua progressão e se regenerar.

O material foi chamado de “estrutura autônoma adaptativa” e, como explica o site Inovação Tecnológica, o funcionamento dessa estrutura depende de polímeros com memória de forma no interior de uma rede de fibras ópticas. As fibras ópticas cumprem o duplo papel de sensores para detectar os danos ocorridos e meios para levar “estímulos termais” para o interior do material. É o calor que produz uma resposta do compósito que imita o sistema de cicatrização dos sistemas biológicos. Um laser infravermelho injeta luz através do sistema de fibras ópticas para aquecer o material no local onde foi detectada a fratura, estimulando os mecanismos de endurecimento e cura, que fazem com que os polímeros retornem ao seu formato original. O efeito de memória de forma dos polímeros recupera 96 por cento da resistência original do objeto. Quanta inteligência e quanto dinheiro/tempo foram necessários para desenvolver essa tecnologia? Os pesquisadores dão tudo de si e usam tudo o que podem para chegar a 96 por cento de eficácia na imitação de um sistema 100 por cento eficaz, que funciona bem desde que foi criado (porque, caso não funcionasse, eu não estaria aqui escrevendo isto e você não estaria aí lendo). Grandes e maravilhosas são as obras do Criador que pensou em cada detalhe para garantir nosso conforto e minimizar os problemas deste mundo que espera a final restauração.

Michelson Borges

Desintoxicação Sexual | Um guia para o jovem solteiro

Não é fácil ser um jovem rapaz hoje em dia. Talvez nunca tenha sido fácil, mas atualmente os desafios que os jovens que querem se manter santos enfrentam parecem ser mais difíceis do que nunca. Você vive em um tempo em que a cultura parece estar toda entregue ao sexo. Ele está sempre ao seu redor e você mal consegue evitar sua sedução. Aonde quer que você vá, você é encarado pelas tentações e, se você for igual à maioria dos garotos, já começou a ceder a elas. Talvez você tenha acabado de começar a olhar pornografia, talvez você já esteja nisso há vários anos. Talvez você esteja lutando contra a masturbação, desejando não se dar este prazer, mas talvez tenha descoberto que é muito mais difícil parar do que você um dia imaginou. Talvez você tenha descoberto que, mais do que nunca, o sexo está enchendo a sua mente e impactando o seu coração. Esse livreto é especialmente designado para homens jovens – aqueles que ainda não são casados, mas que esperam casar-se no futuro. Talvez você não esteja namorando ou talvez você já tenha encontrado a mulher dos seus sonhos e já esteja perto de casar-se e construir uma vida juntos. Talvez a mulher dos seus sonhos pareça estar ainda muito longe. Não importa sua situação, eu quero usar este pequeno guia para ajudá-lo a descobrir o plano de Deus para o sexo e para a sexualidade. Eu quero ajudá-lo a encontrar as mentiras em que você acreditou sobre o sexo e quero ajudá-lo a substituí-las pela verdade, que vem diretamente de Deus, que criou o sexo para nós.

A organização do Modelo


Quando falamos de Modelo dos 12, estamos falando de uma chamada específica para nos organizarmos. Organizados, trabalharemos na medida exata e produziremos mais. Deus não se agrada da desorganização. Ele gosta de ver as coisas organizadas. Nada no projeto de Deus é improvisado. Através da organização, conquistamos velozmente, pois não há multiplicação sem organização.

Vemos em Mateus 14 que os cinco pães e três peixes foram multiplicados depois que Jesus mandou que os discípulos organizassem o povo. Mais de cinco mil pessoas foram organizadas em pequenos grupos. Só depois que todos estavam organizados é que houve a bênção da multiplicação para aquela multidão. Quando Jesus olhou para aquela multidão, a primeira coisa que Ele viu não foi a fome física, foi a fome espiritual. Jesus sentiu íntima compaixão por eles e mandou os discípulos alimentarem a multidão. E é isso que somos: pastores de multidões. Mas, não podemos alimentar uma multidão desorganizada. A ordem de Jesus é para que você alimente a multidão.


Restaure seu conceito de Modelo


O Modelo dos 12 é para dar orientação, para que o discípulo tenha um norte e, acima de tudo, aprenda a se relacionar com o Pai, com o discipulador e formar, debaixo de cura, novos discípulos com o caráter do Messias. O que você precisa é se relacionar com seus 12, confiar neles e considerá-los como filhos. 

Dessa forma, você terá uma equipe e seus discípulos não o verão como um chefe, mas como um líder amigo, um aliado. Precisamos ser um exemplo, um modelo para que o diabo não nos apanhe em nenhuma situação que possa entrar em contradição como o nosso discurso e vida. "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, sinceridade. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós" (Tt 2:7-8). O canal que o inimigo mais encontra pendências contra nossa vida é a palavra. A palavra expressa as nossas atitudes. Falamos do que somos, do que estamos cheios. A Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração.

O Mover Celular veio para nos restaurar e devolver a autoridade. Todo líder precisa fazer um resgate da sua liderança, porque estamos, muitas vezes, "arranhados" devido a tantos cismas, estereótipos e nomes que recebemos.

Desde o relato de Gênesis 12 a Apocalipse 22:2, a Bíblia fala dos 12. Esse modelo não foi algo criado para preenchimento de retórica; ele nasceu no coração de Deus para mudar a história. Deus nos deu o privilégio de mudar a nossa história, fazendo parte dele. Não creia nas mentiras do diabo. A verdade do Senhor é suficiente para fazer de você um líder de excelência.

É necessário ser Modelo


Mais do que ser líder é ser modelo. A essência de um chamado de Deus verdadeiro é se tornar um modelo de Cristo para o mundo, ou seja, não existe chamado sem transformação; sem mudanças. A mais difícil consciência que uma pessoa deve assumir para se tornar um líder talvez seja: agora eu sou um referencial. Porém, precisamos caminhar na compreensão de que a Visão Celular no Modelo dos 12 é organizada. Não podemos cair em descrédito por causa de alguns que não conseguem ser modelo. A Palavra diz: "sê o exemplo (o modelo) dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (I Tm 4:12).

Precisamos ser modelo. As pessoas precisam de alguém que seja um exemplo para seguir, que honre o que fala, que cumpre o que promete; isso significa a restauração da Igreja primitiva. Somos chamados para isso. Como modelo dentro de uma equipe, nossa responsabilidade é maior, afinal, somos fôrma que forma. Porém, tudo o que precisamos fazer é seguir um modelo que já existe desde os patriarcas até Apocalipse que fala dos 12 frutos que estavam sobre a vida dos apóstolos (Ap 22:2). Estamos em um tempo de grande conquista, vivendo no Mover Celular que Deus nos entregou. Podemos dizer que entramos em um tempo de conquista organizada. Sabemos para qual lado cada um vai, como nas forças armadas onde nenhum soldado faz o que quer, mas obedece a autoridade que está sobre, e tudo o que faz é sob um comando, uma orientação.