rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Páscoa? O que de fato é isso?



Estamos nos aproximando da Festa da Páscoa. Mas você já se questionou se é assim mesmo, com ovos de chocolate, bombons, coelhos, que a Bíblia descreve a Páscoa? Você já procurou saber o significado de cada um destes elementos? Se é uma festa religiosa, ela tem que ter simbolismos religiosos. Vamos descortinar esta páscoa contemporânea e depois a compare com a verdadeira Páscoa bíblica, e assim tire suas conclusões.

A deusa Eostre
Antes do nascimento de Jesus, alguns povos do norte da Europa cultuavam uma deusa chamada Eostre, a deusa de Fonte, Fertilidade e da Vida. Anualmente, a cada primavera eles promoviam um festival em honra a ela. Este festival comemorava a chegada da "nova vida" (entenda-se reencarnação) e se chamava Easter (páscoa, em inglês) derivando de seu nome. Estes povos possuíam 4 festas anuais, de acordo com as 4 estações do ano. A primavera para eles falava de um tempo de celebrar vida nova, o renascimento da natureza vinda da morte e prática de boas ações. Havia rituais pagãos típicos de fertilidade e orgias sexuais. Virgens eram sacrificadas em adoração a deuses e deusas fertilidade (Pan, Isis, Demeter, Ceres)." Minha vara" era um santuário repleto de imagens fálicas, ao redor das quais havia muita dança para honrar o órgão sexual masculino. Tais práticas eram usadas em festivais de primavera no Egito antigo, Babilônia, a Grécia e entre o Druidas na Grã-Bretanha e Europa. Fato marcante nestes rituais satânicos eram dois elementos altamente significativos:

Ovos
Desde tempos antigos, símbolos de fertilidade, sexo e vida nova (entenda-se reencarnação). Sempre foram elementos importantes nas celebrações da estação da primavera pagã. A lenda de Orphic da origem do Universo diz que a Terra foi chocada de um ovo enorme. Em grande parte das sociedades pagãs, do Egito e Mesopotâmia até as Ilhas britânicas, os ovos eram brilhantemente decorados e dados como presentes com votos fertilidade e sucesso sexual.

Coelhos
Estes animais eram adorados pelos pagãos como deuses da fertilidade, e viam neles símbolo de luxúria, vigor sexual e reprodução. Nas tradições do Egito e Pérsia o deus coelho era honrado particularmente na estação da primavera. Conta-se de uma história pagã que havia um grande pássaro que quis tornar-se um coelho. A Deusa Eostre então o transformou num coelho, e em gratidão o coelho vinha a cada primavera, durante o Festival em honra a ela, e botava lindos ovos.

A Páscoa Bíblica
Diferentemente desta páscoa, a que descreve a Bíblia é esta. Primeiro ela foi instituída pelo próprio Deus - Êxodo 12. A palavra Páscoa vem do hebraico pessach e que dizer "passagem". Significava que o anjo da morte que viria fazer justiça, matando os primogênitos do Egito, passaria por cima da casa dos israelitas e o mal não lhe atingiria. Para nós hoje, esta Páscoa fala da redenção que nos dá o Senhor Jesus, livrando-nos do jugo e da escravidão de Satanás. Os elemento desta Páscoa eram:

O Cordeiro - representa o próprio Senhor Jesus que foi morto e derramou seu sangue por nossos pecados.

Pães Asmos - Pão sem fermento, fala da necessidade de separação das contaminações.

Ervas amargas - Faz menção que quando se estava sob o jugo do diabo, nossas vidas eram amargas.

De alguma maneira, a páscoa pagã surgiu no meio da Igreja, e a Páscoa Bíblica desapareceu; o cordeiro de Páscoa, imaculado desapareceu, e foi colocado no lugar dele um coelho sobrenatural. Como tudo isso aconteceu? Como Jesus Cristo ressuscitou na primavera, e os pagãos cultuavam a deusa Eostre nesta mesma época, as práticas pagãs velhas tomaram lugar na celebração da Páscoa na vida da Igreja. Não havia nenhuma celebração de páscoa, com ovos e coelhos, na Igreja nos primeiros séculos. Mas as atividades do Ritual à deusa Eostre começaram a tomar o lugar da Pasaq, e lentamente a páscoa cresceu, sendo abraçada finalmente pela Igreja como uma celebração anual da Ressurreição.

“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro”. Ezequiel 44:23

Abelhas fazem cálculos complexos

O cérebro das abelhas é do tamanho da cabeça de um alfinete. Mas não se iluda: esses pequenos insetos são capazes de resolver rapidamente um problema matemático que deixa supercomputadores ocupados por dias. Estudo desenvolvido por cientistas do departamento de ciências biológicas da Universidade de Londres, no Reino Unido, mostrou que as abelhas aprendem a pegar a rota mais curta para chegar até as flores que costumam ser encontradas aleatoriamente pelo caminho. Com isso, elas economizam tempo e energia. Esse é um dos princípios da questão matemática conhecida como “problema do caixeiro-viajante”. Se você encontrasse um nanocomputador capaz de realizar cálculos complexos em poucos instantes, concluiria que ele poderia ser fruto de mutações aleatórias não direcionais selecionadas naturalmente? Trocando em miúdos simplificados: Você acreditaria que esse superminicomputador poderia ser fruto do acaso cego? Pois é, nem eu...

Michelson Borges

Lições do PósEncontro


“e depois de terdes vencido tudo, permanecei inabaláveis” - Efésios 6:13b

Download

Lições do PréEncontro


Lições do Pré Encontro
O Pecado e Suas Consequências
O Primeiro Adão e o Último Adão: Morte e Ressurreição
Somos Santos e Filhos de Deus
Quem somos em Cristo

Uma vida que serve a outros produz alegria



Leitura bíblica: Filipenses 2.19-30

Se você tivesse que escolher alguém para cuidar dos seus negócios (ou filhos, etc), se algo acontecesse com você, quem você escolheria?  Como ter uma vida feliz?

Todos nós gostamos de ser úteis. Quando estamos fazendo algo importante, sentimos alegria e satisfação. Paulo escreveu sobre dois homens exemplares, que sacrificavam as suas vidas para servir aos outros. Eles faziam isso com o maior prazer. Ester dois homens, Timóteo e Epafrodito, (pessoas comuns) estavam imitando o exemplo de Jesus e assim tinham vidas de satisfação. Quando soubermos como servir melhor, então vamos produzir resultados melhores. O resultado será alegria em nossas vidas, porque teremos feito algo útil.

  1. Para se certificar que os Filipenses obedeceriam os seus comandos na carta, o que Paulo anunciou nestes versículos?
  2. Por que Paulo escolheu enviar Timóteo para visitar a igreja de Filipos? (VS. 19-22)
  3. Como Paulo descreveu a vida de serviço de Epafrodito? (VS. 25-30)
  4. Você se sente útil hoje? Por que ou por que não?
  5. Quando você estava crescendo, o seu pai elogiava você como Paulo elogiava Timóteo?
  6. Você é o tipo de pessoa que dá elogios facilmente... Ou você tem dificuldade em fazer isso? Quem seria uma boa pessoa com quem você pode começar?
  7. Você está fazendo uma diferença no mundo hoje? Quando você olha para a sua vida hoje, quais são os resultados que você acha que ela vai produzir nos próximos 5, 10, 50, 100 anos daqui?
  8. Quais características de Timóteo e Epafrodito que você vai imitar para servir melhor esta semana?


Quando servirmos e sacrificarmos algo pelo Reino de Deus e para outras pessoas, nos sentiremos úteis e alegres de ter feito algo de valor. A essência da liderança cristã é o serviço, a entrega de si mesmo em prol de crescimento da Igreja. O valor da pessoa não está nas posses, no bom emprego, mas em servir a Deus com suas posses, no seu emprego e com sua vida.

Deus usa pessoas comuns, como Timóteo e Epafrodito, para fazer tarefas importantes. (Você não tem que ser Jesus ou Paulo para ser sentir útil e capaz de fazer algo). Não é preciso chegar a ser líder, pastor, apostolo para começar a fazer coisas importantes. Você é importante pra Deus. Portanto, você fará coisas importantes. Você é o que a Bíblia diz que você é e você faz o que ela diz pra fazer!

Devemos ser pessoas prontas a ter compaixão, cooperar, nos preparar, nos arriscar, sem desistir. Paulo nos deu dois homens como exemplos de como devemos agir. Siga a rota da honra, obedeça aos comandos dos lideres, pastores e apóstolos de avivamento, para que façamos as coisas não com atitudes egoístas, mas por causa do amor, compaixão e perseverança. Assim teremos vidas de alegria.

(Líder) Ministre libertação de atitudes egoístas, declare profeticamente que seu discipulado será formado de um exercito de servos de Cristo Jesus. Faça apelo!

Pr. Jonny Agustinho de Souza

(SMS) Coletânea 10

A vida é um bumerangue... O que fizermos com as pessoas voltará para nós.

Problemas trazem oportunidades. Facilidades trazem comodidade.

Se a bíblia diz que Deus habita nos louvores do seu povo, deduzimos que o diabo habita nos louvores do povo dele.

Se queremos perder alguém ou alguma coisa, basta idolatrá-la!

Os jovens mais feios do mundo são aqueles que lutam somente por sua beleza física.

Muitas das nossas derrotas não passam de vitórias mal administradas.

Em qualquer situação da vida, quem deixa pra frear no último instante, acabará se arrebentando!

Quem não se alegra com a vitória alheia, se alegrará SOZINHO com suas próprias vitórias.

Quem faz loucuras por Jesus, sempre verá Jesus fazendo loucuras por ele.

Deus não perdoa nossas desculpas. Deus só perdoa os pecados confessados.

Santidade não é ser separado DO mundo. É ser separado NO mundo.

Diante daquilo que gastamos nosso tempo, nos tornaremos semelhantes!

Para saber o que Deus despreza, basta olhar o que a maioria das pessoas valoriza. Para saber o que Deus valoriza, basta olhar para o que a maioria das pessoas despreza!

Deus nos abençoa através de pessoas. Assim, quem se isola , isola-se também da bênção de Deus.

Elimine do seu vocabulário a palavra "depois", pois é exatamente por deixar para resolver tudo "depois" que muitos hoje estão ficando pra "depois"!

Quem não está disposto a correr riscos nunca saberá onde poderia ter chegado.

Deus gosta de brincar de esconde-esconde justamente para nos ensinar a achá-lo!

Esperar quando Deus manda esperar, não é perda de tempo! É poupar sofrimento.

Quem abaixa a guarda depois das vitórias, está prestes a sofrer derrotas.

Um dia você ainda agradecerá a Deus pelos pedidos que lhe negou, pois o "sim" significava a sua destruição.

Ou faremos dos nossos problemas a tampa do nosso caixão, ou faremos deles degraus que um dia nos levarão ao TOPO!

Deus não cancela seus planos porque um José ou alguma Maria decidiu não crer nele!

Quando chegamos no fim de nós mesmos, Deus então pode entrar em ação!

O que quero fazer, isso não faço


Ao começar a escrever essa lição, da qual a ministrei na ultima Rede Jovem nas bases (Janeiro), fui ministrado a partir do slogan de um supermercado de nome bastante renomado por sinal, do qual não citarei por questão de ética, porém a frase é “O que faz você feliz?”, de cara você já sabe qual supermercado estou falando não é? (risadas). Todavia, o que faz você feliz não seria a pergunta correta quando pensamos em Deus. Essa frase, entretanto é egocêntrica levado pro ponto de vista pessoal. O que quero através dessa postagem é fazer você pensar o que faz de fato Deus feliz? Agradar a Deus é o propósito maior de nossas vidas. E colocar um sorriso nele deve ser o objetivo de nossas vidas. Existe uma canção chamada Tua Alegria que fala profundamente ao meu coração. Ela reflete nossa realidade em relação a sermos filhos de Deus. Ela diz: 

PS: (levarei para a 3ª pessoa) “Deus nos ama como somos, mas não nos deixará como estamos. Seus passos sempre devemos seguir, rumo ao encontro de seu amor. O Amor dele é maior que a vida, nos trás paz e alegria. Com o perfume dele queira se encher e a cada instante mais o conhecer. Sua verdade é a luz que nos conduz para o céu. Sua Palavra é remédio que cura todo o nosso ser. Tua Alegria em nossa vida nos fortalece a cada novo dia, recebemos dela hoje e agora”.

Essa canção retrata nossa gratidão, admiração e declara que nossa força é a alegria do Senhor. Reflita: O que faço para alegrar o senhor que me fortalece? Talvez três características de cara agradem ao Senhor, seriam elas: paciência, consistência e obediência. Noé é sinônimo de um homem que agradou a Deus. Você conhece a história. Noé construiu a grande embarcação, chamado de louco por todos, porém em tudo, Deus olhava pra ele e a bíblia diz que Noé encontrava graça diante do Senhor.

Na época de Noé todos viviam para seu próprio prazer e beneficio e não ligavam muito para o que alegrava a Deus. Não muito diferente do século XXI, aliás, essa talvez seja umas das gerações que menos teme e treme diante de Deus. Noé, porém encontrou a alegria do senhor, ele era um homem reto, justo, integro e isso consequentemente colocava um sorriso em Deus. Observando a vida de Noé, aprendemos alguns atos de adoração que fazem Deus sorrir, afinal de contas, agradar a Deus é o grande propósito de nossas vidas, a tarefa mais importante então, é descobrir como fazer isso.


Base bíblica: Romanos 7.17-20 / Salmos 119.135 / Nu 6.25
Leitura: “Porém, achou Noé graça diante do Senhor”. (Gê 6.8)

Amar independente circunstâncias:
A primeira coisa que não precisamos nem pensar muito para responder quando perguntamos o que será que agrada a Deus com certeza a resposta é o amor. Deus nos ama e espera correspondência. O primeiro mandamento e o maior por sinal é amá-lo sobre todas as coisas, não apenas sobre pessoas, mas também circunstâncias. O amor humano é condicional, “amamos se... amamos quando... amamos por que...” Porém o amor de Deus é incondicional, independente se o alegramos ou não. Deus escolheu te amar.

Devemos ter essa convicção que amar é uma escolha e não um sentimento. Interessante isso de escolha, pois hoje nós fazemos a escolha que quisermos, amanhã as nossas escolhas farão o que quiser da gente. Amar a Deus produz em nós confiança e isso o agrada. Quando confiamos simplesmente em Seu amor, Deus se alegra sobre nós. Não podemos dizer que O amamos se não conhecemos o que verdadeiramente ele gosta ou não. 

Ilustração: Minha mãe, por exemplo, amo demais, e o simples fato de um olhar diferente dela pra mim, ou ela está incomodada com algo que fiz, ou é nada mais nada menos ela quer me dizer um Não Gostei!
 
Entende? Deus é do mesmo jeito, não podemos alegrá-lo sem conhecê-lo, e pra isso temos que orar; ler a bíblia, buscar comunhão com Ele, intimidade. (Oseías 6.1-6). A bíblia diz em deuteronômio, e se repete por Jesus que temos que amar a Deus com toda a nossa alma, força e entendimento (Mateus 22.37-38). Isso é muito vasto e longo demais pra se explicar, pra resumir então, como diz um pastor que atualmente tem sido referência em minha vida Pr. Lúcio Barreto – seja apenas um louco por Jesus.

Obediência
A confiança produzida pelo amor produziu em Noé obediência. Voltemos a historia de Noé, Deus mandou que ele construísse uma arca. "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hebreus 11.7) Noé movido por fé, fez conforme Deus o havia ordenado. Talvez 3 problemas pudessem ter despertado duvida sobre Noé. A dúvida é, inimiga mortal, opositora da fé.

·         Chuva – nunca tinha chovido. Noé poderia até ter se perguntado: “O que ser chuva?”
·         Distância do mar – Noé morava, vamos dizer a uma distância até razoável da beira-mar. Isso com certeza incomodava a vizinhança. Imagine-se vizinho de um homem que “escutou” a voz de um Deus que o mandou construiu algo. Com certeza você o chamaria de louco – pois Noé pregava que viria um dilúvio, muitas águas cobririam a terra e a ira de Deus viria sobre aquela geração.
·         Tempo – por fim, esse talvez fosse o que em minha opinião poderia ter paralisado aquele homem. Ninguém gosta de esperar, Noé, entretanto esperou 120 anos. Poxa vida, o cara era crente mesmo viu! Sem sombra de duvidas, Noé foi perseguido por sua total dedicação ao que o Senhor mandara fazer.

Um homem movido por uma fé, incansável. Isso trazia muita alegria a Deus. Afinal sem fé é impossível agradá-Lo. (Hebreus 11.6) É sempre bom avisar, que obedecer atrasado, é desobedecer:

(Mateus 21.28-31) Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou senhor; e não foi.  Qual dos dois fez a vontade do pai?

Santidade
Você deseja a vontade de Deus em sua vida? Então saiba que a vontade dele é a sua santificação, que você fuja da imoralidade sexual, que cada um possa possuir seu corpo em honra, diferente dos não conhecem a Deus, dos quais se entregam em suas paixões carnais. (1 Tessalonicenses 4.2-4)

Sem santidade não veremos a Deus, isso é óbvio. E como queremos vê-lo e encontrar em seus lábios um sorriso produzido por nós, devemos ser separados unicamente pra Ele – isso o agrada. Deus não tem filhos favoritos, preferidos. O que Deus tem são filhos que o preferem mais do que outras coisas. 

Ilustração: Deus é como um pai que permite que seus filhos façam o que quiserem. E se alegra na alegria dos seus, porém é o primeiro a dizer, quando quebram a cara, Eu te falei. Sendo esse pai que permite tudo, e nos dá uma livre escolha, Ele se alegra quando deixamos tudo e todos para ficar sozinhos com Ele, apenas com Ele. Deus tem ciúmes (zelo) de você. Ele sempre se importa com quem você está andando. Isso é proteção.

Tudo, eu disse tudo, o que fizermos podemos fazer para alegrar a Deus. Desde varrer a casa à ir a igreja. Temos que fazer seja a pior coisa, exceto pecar, mas devemos fazer para glória de Deus. Certamente, isso alegra a Deus, quando em pequenos detalhes o exaltamos e o entronizamos, colocando-O sempre como centro. 

Os pais não exigem filhos perfeitos ou mesmo maduros para amá-los, da mesma forma, Deus nos ama em todo nosso desenvolvimento. Deus está procurando “Noés” nesta geração – pessoas dispostas a viver para o prazer de Deus, apenas isso!


 (Líder) Coloque um louvor que ministre arrependimento. A bíblia diz que o único momento onde existe uma celebração, acontece um queima de fogo, ou seja, uma festa (alegria) é quando um pecador se arrepende. Quanto prazer eu tenho na minha vida não é a pergunta certa a se fazer, porém quanto prazer eu tenho dado a Deus, quanto Ele se alegra quando olha pra mim?
Graça e Paz, povo de Deus
Eric Queiros

Tempo de Maturidade



Efésios 4.13 “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”

O grande problema do homem e da mulher é quando eles param de buscar as respostas em Deus e decidem serem as respostas. Ninguém pega um carro procurando uma placa e quando a encontra, abraça-a e diz “placa que bom que te encontrei”. Não! Você deseja chegar onde a placa está indicando. Somos placas na beira do caminho, que indicam a estrada para a glória do Eterno.

A vontade de Deus para nós é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. O versículo bem como a oração de Paulo pelos Colossenses nos mostra isso: “... não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1.9,10).

O Espírito Santo capacitou o apóstolo Paulo para expressar onde Deus pretende chegar através desse crescimento espiritual, quando escreveu aos romanos: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho...” (Rm 8.29). Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra (Jo 15.4,5).

Entramos o ano de 2013 declarando, o ano de amadurecimento. E foi assim, com frases proféticas que iniciamos mais um ano. Melhor dizendo que comemoramos menos um ano para a volta de Cristo. Por isso celebramos e por isso os fogos no minuto da virada. (risadas).

Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la.

Eric Queiros
PS: Parte do texto é de Autor desconhecido

Manual de Consolidação e Acompanhamento de novos discípulos

Consolidação significa ajudar alguém que tenha feito uma profissão de fé em Cristo. É muito importante para firmar, o novo discípulo, na fé.


O QUÊ: Encorajamento e aconselhamento prático por um crente mais maduro do mesmo sexo. Uma profissão de fé em Cristo; envolve uma série de lições bíblicas simples para principiantes, mas também inclui oração, aconselhamento, e outra ajuda necessária; geralmente investe uma hora por semana, completada por contato telefônico e visitas.

PORQUE: Bom acompanhamento ou consolidação, conserva o fruto de um contato evangelístico por assistência a uma nova pessoa regenerada. Pode também mostrar uma decisão prematura ou falsa que precisa ser transformada num relacionamento real com isto.

COMO: O responsável, consolidador precisa ser um amigo e um encorajador, não somente uma pessoa que concede respostas. As lições são meramente ferramentas para serem usadas. Um trabalho de qualidade do consolidador é fator importante. Estas próximas sugestões irão te ajudar.

A luz dos vaga-lumes

Toda criança que já viu um vaga-lume (também conhecido como pirilampo) deve ter ficado encantada de saber que há insetos com “lâmpadas”. Quem nunca se perguntou como esses bichinhos conseguem brilhar no escuro?

Primeiramente, é bom dizer que, na verdade, os vaga-lumes não têm exatamente uma lâmpada acoplada no corpo. E eles não utilizam a eletricidade como as lâmpadas que costumamos comprar. Em vez disso, a “lâmpada” do vaga-lume usa dois produtos químicos chamados luciferina e luciferase. Quando essas duas substâncias se encontram dentro da “luzinha” do vaga-lume, ela se acende. Esse tipo de luz é chamado de “luz fria”, e o fenômeno é conhecido como bioluminescência. Curiosamente, os cientistas ainda não conseguem fazer uma “lâmpada” igual à dos vaga-lumes, tamanha é a sofisticação dela. Mas há entre esses cientistas alguns que acreditam que tanto o vaga-lume, com sua luz sofisticada, quanto outros animais fantásticos evoluíram de seres primitivos que surgiram aqui por acaso. Que pena...

Que a luz do vaga-lume ajude essas pessoas a chegar àquele que disse há muito tempo: “Haja luz!”

Números e numerologia



Números são símbolos organizados de certa maneira. Numerologia é um jeito de usar os números para formar um padrão ou expressar um significado.

Assim como os hebreus não tinham o mesmo alfabeto que nós temos, eles também escreviam os números de um modo diferente de nós. A principal diferença é no jeito que eles usavam os números de uma maneira aproximada ou simbólica.

Tradicionalmente, os cristãos suspeitam da numerologia. A numerologia vem de grupos judeus místicos que mais tarde foram levados ao extremo por um grupo judeu da idade média conhecido como cabala.

É apropriado, no entanto, ver os números como que refletindo a ordem que Deus construiu no mundo que ele fez. Números podem nos ajudar a descobrir o significado, tanto de real quanto simbólico, que Deus inspirou dentro das escrituras.

O uso simbólico dos números
Da maneira como eles aparecem repetidamente na bíblia, certos números tinham claramente um significado especial para os israelitas. Nas escrituras, o número sete simboliza a plenitude ou perfeição. O número três também pode ter esse mesmo significado, apesar de não ter tanta força. Para o cristão esse número tem um significado bem mais profundo quando falamos das Pessoas da trindade. As três pessoas são claramente expressadas. Alguns estudiosos vêem o número quatro como outro símbolo de plenitude (os quatro ventos do céu - Daniel 7:2; quatro cavaleiros - Apocalipse 6:1-8; quatro seres viventes ao redor do trono de Deus - Apocalipse 4:6).

O número doze também tem um significado importante na bíblia. A evidência mais clara disso são as doze tribos de Israel. Em Apocalipse 7:4-8, é matematicamente importante que o número seja limitado a doze tribos (a tribo de Dã é omitida, provavelmente pelo pecado de idolatria - Juízes 18:14-20). Os descendentes de Ismael também eram divididos em 12 clans (Gênesis 17:20), sugerindo assim que o número doze era significativo fora de Israel também. No Novo Testamento, Cristo escolheu doze discípulos (Mateus 10:1-4). O vínculo com o número de tribos é especificado quando Jesus diz aos apóstolos que eles sentarão em doze tronos, julgando as doze tribos (Mateus 19:28). Como "sete vezes sete", "doze vezes doze" aumenta a força do numero. Quando isso é multiplicado mil vezes, chegamos ao número de 144,000 - que é o número dos redimidos "o número que foi selado... de todas as tribos dos filhos de Israel" (Apocalipse 7:4). 

Numerologia
Talvez a primeira vez que a numerologia aparece na bíblia claramente é em 1 Reis 6:1, quando lemos que Salomão começou a construir o templo 480 anos após o Êxodo, um período 5 vezes 10 vezes 12, ou 4 vezes 120, o tempo da vida ideal de um homem naqueles dias (Gênesis 6:3). Primeira Crônicas 6:3-8 nos das 12 gerações de homens (provavelmente com 40 anos cada um) para cobrir o mesmo período, então "doze gerações" é provavelmente a base real para computar ao invés uma conta ano a ano. Uma conta seria impossível nos tempos os juízes e improvável antes da monarquia. Davi foi o primeiro a estabelecer um escriba oficial para escrever acontecimentos diários em Israel (2 Samuel 8:16-17), o que era comum nos grandes reinos de tempos anteriores a este. Mais tarde essas anotações serviriam como fontes de informação para o livro dos reis (2 Reis 14:18). O número 480 é provavelmente uma estimativa aproximada e indica o fim de uma das épocas de Deus.

Quando Jeremias profetizou um exílio de setenta anos para Judá (Jeremias 25:11), não era só uma previsão histórica que foi realizada literalmente, mas também um símbolo de plenitude. O castigo de Judá estaria completo (compare Isaías 40:2). Isaías profetizou algo parecido que a cidade de Tiro teria um castigo que duraria 70 anos (Isaías 23:15), e Ezequiel (Ezequiel 29:11-13) profetizou 40 anos de exílio para o Egito. A verdadeira numerologia começa quando esses 70 anos são considerados como anos sabáticos e quando a terra não podia ser cultivada por 7 vezes 70 anos para compensar o pecado anterior (2 Crônicas 36:21). Aqui a numerologia é usada apenas como uma explicação do passado e do presente, mas também pode ser usada para explicar o futuro, especialmente no livro de Daniel.

Sinal marcado na mão direita ou na testa dos seguidores da BESTA
O sinal era o nome do imperador Domiciano, que se chamava de deus e que perseguiu os cristãos (Ap 13.16-18). Domiciano era considerado Nero redivivo. O valor numérico das consoantes hebraicas do nome Neron César dá 666 (v. Digno é o Cordeiro, de Ray Summers. JUERP).

IluminaGold