rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

(De)pressão

Leitura: Marcos 5.1-5
Versículo-Chave: E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras”. (v.5)

Vamos falar de depressão!

Antes de falarmos sobre o assunto, que tal falarmos sobre um ícone brasileiro da depressão? Antes, quero que saibam que meu desejo não é falar mal ou menosprezar esse ícone do rock no Brasil dos anos 80. Estou falando de Renato Russo.

Renato Manfredini Jr. nasceu em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro. O jovem Renato sofreu com uma saúde frágil. Uma virose chegou a deixá-lo de cadeira de rodas. Com 17 anos ele começou a beber. “Bebia porque sofria, depois sofria porque bebia”. Ele conta que bebia para ser aceito, para que gostassem dele. Sentia insegurança, tomava umas doses e ficara espirituoso. Ele descobriu no punk, na filosofia “no future”, o canal para destilar suas revoltas. Em 1982, Renato fundou o Legião Urbana, as letras das composições oscilaram entre o lado romântico radical e pura agressividade. Renato era um pouco esquizofrênico, um garotinho alegre que às vezes virava um monstro de agressividade. Deprimido crônico, era dependente de álcool e cocaína, Russo sempre atraiu a atenção dos repórteres, fosse pelo habito de quase não falar à imprensa ou pela torrente de declarações bombásticas que fluía quando resolvia abrir a boca. Pra ele a morte era muito fascinante, por essa razão, tentou se matar cortando os pulsos. Nos últimos dias de sua vida, sua mãe relata que ele teve um período muito grande de depressão – “Realmente não queria mais viver, quis chegar mesmo ao fim. Não se suicidou, mas não lutou”. O dia 11 de outubro de 1996 pode ter sido o mais triste para uma geração inteira.

Sua vida foi marcada por lutas. Sempre conseguia expressar o que sentia nas letras de suas composições, cheias de rebeldia e desespero, que marcaram época e todas as gerações até os dias de hoje. Uma de suas músicas foi e pelo visto sempre será um hino em protestos e manifestações. Tal música é: Será?! Seus poemas por mais verdadeiros e profundos, conseguiram assustadoramente, levar milhares e milhares de pessoas a extrema depressão. Por esse motivo quis citar Renato Russo nesse nosso estudo. Mais o que é depressão?

Segundo dicionário Aurélio quer dizer ato de deprimir-se, distúrbio mental caracterizado por adinamia (estado de prostração física e/ou moral; falta de forças), desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade. A ansiedade por sua vez é um estado caracterizado pelo sentimento de insegurança e transtornos.

Vamos dar atenção, agora, ao texto em que lemos de Marcos. A bíblia narra que Jesus estava chegando um lugar chamado Gadara, ou como diz algumas versões, na terra dos gerasenos. E assim que Jesus saiu do barco, um homem endemoninhado vem a seu encontro. O espírito imundo que estava sobre o homem fazia com que ele morasse num cemitério e deixava o homem com uma força brutal, da qual nem correntes e muito menos prisões o conseguiam prendê-lo. E a todo instante, dia e noite, ele ficava se flagelando e gritando muito.

Minha oração é que seu entendimento seja ampliado.

Um homem, sem nome, sem identidade, sem família, talvez sem boas roupas, ou o mais provável, sem elas – estava possesso de uma legião de espíritos. Muitos até brincam quando vêem, alguém só a “misericórdia” dizem: Esse menino é um gadareno! Porém o que mais me impressiona nessa historia é o verso 5. Que tem tudo a ver com o tema depressão. Note que o homem dia e noite, constantemente ficava se apedrejando. Isso não é normal! O verso diz no final: “... e ferindo-se com pedras”. Isso o fazia gritar como diz o texto. Porém algo me leva a refletir que esse homem não queria ‘fazer doer’ seu corpo. O que passa na minha cabeça é que ele queria fazer com que uma dor interior sumisse forçada por uma exterior.

Como uma dor de cabeça por exemplo. Muitos dizem que para passar uma dor de cabeça, é simples! Basta você concentrar uma dor em outra parte do seu corpo. O endemoninhado de gadara, eu penso que foi assim. Ele tinha uma dor profundo, algo do seu passado o maltratava, talvez foi até isso que o fez morar num cemitério. O Ponto é que uma perda, uma dor, uma frustração, uma rejeição, uma humilhação, algo esse homem passou. E quem sabe uma depressão?

Mas ele teve um Encontro com Jesus. Isso é tremendo! O verso 6 diz que de longe ele viu Jesus, correu e o adorou. E aquela atitude foi suficiente para Jesus o libertar e no final o mesmo que havia sido liberto desejou seguir o Cristo. (v.18)

Enfim. Que tal respondermos quatro perguntinhas que o senhor Renato Manfredini Jr, vulgo Renato Russo fez na canção que eu comentei logo no início? Será – O refrão diz: Será só imaginação? // Será que nada vai acontecer? // Será que é tudo isso em vão? // Será que vamos conseguir vencer?

Para todas eu digo: NÃO, não é só imaginação. Algo sim vai acontecer. Nada é em vão e SIM vamos sim, conseguir vencer. Palavras depressivas não são de Deus. Deus é otimista e deseja que o seu povo, assim o seja.

Será só imaginação?
R: (Salmos 126) “diz que não é imaginação o que Deus faz na vida daqueles no qual Ele trás de volta do cativeiro”.

Será que nada vai acontecer?
R: (Mateus 25.40) “diz que algo grande está para acontecer, que o céu vai se abrir e o Filho do Homem vai voltar”.

Será que é tudo isso em vão?
R: (I Coríntios 15.58) “diz que nosso trabalho não é vão no Senhor”.

Será que vamos conseguir vencer?
R: (Romanos 8.37) “diz que em todas as coisas somos mais do que vencedores por meio dAquele que nos amou”.


Depressão, ansiedade, temor e culpa devem ser entregues aquele cujo poder derrotou a morte, Jesus Cristo.


Shalom Adonai
Eric Queiros

0 comentários: