rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Pecar ou não pecar? Eis a questão!

A decisão de não pecar é complicada, pois somos carnais, temos desejos, queremos justiça por nós mesmos, buscamos vingança, tentamos a todo custo o nosso próprio benefício, tudo na esperança desmedida de um dia atingir a felicidade. E o pecado parece um momentâneo refúgio, um lugar e um tempo sem dor, sem frustração, sem medo. Por quê então não se furtar aos deliciosos momentos de satisfação que o pecar nos oferece?

SIM
Pecar Traz Satisfação

Acho que nós deixamos de pecar porque descobrimos uma fonte maior de alegria, de paz, de regozijo. Achamos a fonte da satisfação que não acaba, da água da vida que quando se bebe, nunca mais se tem sede novamente. Quem conhece a Cristo, mata sua sede de ter satisfação, antes obtida constantemente na prática do pecado.
É preciso voltar a fonte, tomar da água da vida.
Especialmente nos momentos em que o pecado bate a porta, e você se questiona: Por que não?
E logo em seguida, pode responder: Porque já estou satisfeito.

Curti a nossa Página | Facebook

Marcado por Estações


Nossa vida é marcada por estações. Até mesmo na natureza vemos esses períodos distintos. Parece que Deus, sabendo que somos necessitados de marcas, alvos, períodos de tempo determinados, fez o dia durar apenas 24 horas, para que sempre tivéssemos a chance de recomeçar.

40 dias foi o período de tempo que Jesus separou para estar a sós com o Pai no deserto. Ali, foi tentado pelo diabo e venceu, no poder da Palavra que habitava ricamente em Seu coração. E foi depois destes 40 dias que o Senhor iniciou Seu ministério público, e a glória do Pai Se manifestava através dEle. A prática do jejum deve fazer parte da vida cristã, pois o Senhor disse “e quando orardes” e “quando jejuardes” Mt6. Ninguém questiona se a oração deve fazer parte da nossa vida, mas, infelizmente, muitos cristãos jamais experimentaram jejuar. Falando sobre o poder que há no jejum, Jesus repreendeu seus discípulos, que não conseguiram libertar uma pessoa advertindo-os: “esta casta só sai com jejum e oração” Mt17:21.

Para nós, cristãos espalhados pelo mundo inteiro, os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa, se tornaram um período especialmente separado para uma consagração mais profunda da vida a Deus. Assim como Jesus fez, é um tempo de confronto conosco mesmos, com nosso coração, e com nosso adversário. Assim como Jesus venceu, deveremos estar enchendo-nos com a Palavra de Deus para prevalecer. Ao final deste tempo também teremos mais da gloriosa presença do Pai Se manifestando através das nossas vidas.

O jejum pode ser de vários tipos, mas deve ser sempre acompanhado de oração e da Palavra de Deus, senão, será apenas uma dieta. Cada pessoa precisa decidir diante de Deus como vai jejuar. Há o jejum total, que exige a diminuição das atividades, e seria ideal em um retiro, como Jesus fez. Há o jejum líquido, em que a pessoa só se alimenta de sucos, sopas batidas. Há o jejum de delícias, em que a pessoa tira do cardápio algumas coisas que gosta, a fim de dominar sua vontade e fortalecer o homem interior, que tem fome de Deus. O “jejum de Daniel” é um exemplo bíblico assim, pois ele comeu apenas legumes, verduras e frutas. Tem gente que elimina uma das refeições, que jejua durante o dia entregando o jejum à noite.


Alguns benefícios serão:

  • Intensificação das tentações, provando você, até que enfim haja vitória nessas áreas;
  • Mais poder espiritual, quebrando cadeias em sua vida e na vida de outros por quem orar/ liberação de bênçãos antes retidas sobre sua vida e de outros ao seu redor/ situações resolvidas antes sem solução/ relacionamentos curados através do quebrantamento trazido pelo jejum e quebra dos poderes das trevas.
  • Mente mais limpa, aguçada, tanto para o raciocínio, estudo, tomada de decisões, quanto para o discernimento espiritual/ sensibilidade espiritual/ facilidade para ouvir Deus;
  • Bem estar físico, emocional e espiritual;


Enfim, há inúmeras maneiras de jejuar. Decida por um jejum que você consiga cumprir, até o fim dos 40 dias, e verá os benefícios desta prática espiritual tão importante em sua vida! Ao final, na Páscoa, celebraremos a vitória do Senhor Jesus ressurreto!

A parábola dos trabalhadores na vinha

Leia: Mateus 20.1-16


Essa historia retrata um acontecimento comum nos tempos de Jesus: trabalhadores ficavam na praça esperando serem contratados para trabalharem nas lavouras. Eram diaristas que recebiam por jornada de trabalho. Assim, na historia que Jesus contou o proprietário da vinha convoca trabalhadores nos diferentes horários do dia.

No final, todos recebem o mesmo pagamento, provocando a indignação dos que foram contratados primeiro. Há muitas lições sobre o Reino de Deus nessa historia.

  1. Deus esta convocando pessoas para trabalharem na sua obra

Desde o inicio da historia da humanidade, Deus chama pessoas para trabalharem pra Ele, a fim de que Seus propósitos se cumpram. Deus não faz acepção de pessoas e chama, indiscriminadamente homens, mulheres, jovens, crianças, adolescentes, ricos, pobres, doutores ou pessoas quase sem instrução. Enfim, Deus conta com pessoas para que a Sua obra se cumpra aqui na Terra.

Jesus disse que a seara é muito grande, mas há poucos trabalhadores. Por isso oramos e nos empenhamos pra que mais pessoas aceitem o convite pra trabalhar ora Deus. E creia: Vale a pena aceitar essa “proposta de emprego”. DEUS TE CHAMA! Ele é o melhor patrão que alguém pode ter.

  1. Não importa a que horas você foi chamado

Na história que Jesus contou alguns foram chamados no inicio doa dia, outros mais tarde e outros pertinho do fim do dia. Há diferentes significados pra essa parte da historia.

Um deles é que não há idade pra servir ao Senhor: alguns foram chamados no comecinho da vida, na infância, outros na adolescência, na juventude, na idade adulta ou até já no finalzinho do dia, numa idade avançada. Não importa: se você tem estado “na praça”, ou seja, ainda não está empregado no Reino de Deus, há lugar pra você também. A Bíblia traz promessas pra crianças, jovens e velhos. Veja, por exemplo, o texto de Joel 2.28: “... Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos”.

Veja também a promessa do Salmo 92.41-15

Se você é criança, adolescente ou jovem e ouviu o chamado do Senhor, não deixe pra depois, aceite seu convite prontamente. Mas, se você já é adulto ou até mais idoso e só agora foi chamado, alegre-se do mesmo jeito e vá trabalhar na vinha!

  1. O Reino de Deus é um lugar de trabalho

Quando somos chamados para o Reino de Deus, somos chamados para o trabalho. Alias sempre que Deus chama alguém, Ele o faz dar uma missão para essa pessoa. A entrada no Reino é pela Graça, mediante a fé em Jesus. Mas o Reino é um lugar de trabalho.

Não queira apenas usufruis dos benefícios do Reino sem se envolver, sem trabalhar. A recompensa virá, certamente, mas vira pra aqueles que verdadeiramente se envolveram na obra.

  1. A recompensa é certa

No final da historia, os trabalhadores que haviam labutado o dia inteiro se sentem injustiçados porque receberam o mesmo salário dos que foram contratados na ultima hora. Na verdade, a historia não nos mostra um Deus injusto, mas um Deus justo e generoso. Ele pagou o combinado aos primeiros trabalhadores e agiu com justiça e generosidade para com os outros. Deus é bom e retribuirá de maneira justa e generosa a todos os que trabalharem pra Ele.

No final do capitulo 19 de Mateus, um homem muito rico procura por Jesus, querendo saber como herdar a vida eterna. Jesus lhe responde, mas ele não O segue porque amava mais as suas riquezas do que a Deus. Então, Pedro, aproveitando-se dessa situação, pergunta a Jesus: “Senhor, nós deixamos tudo e te seguimos. Qual será a nossa recompensa”. Jesus não fica indignado com a pergunta de Pedro, não o chama de interesseiro, pelo contrario, lhe dá uma resposta muito satisfatória:

“Todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”.

HÁ GRANDE RECOMPENSA EM SEGUIR A JESUS: RECOMPENSA NESSA VIDA NA ETERNIDADE

Uma das promessas que mais aguardamos é a promessa da volta de Jesus. Ele prometeu e um dia vai voltar. Os diferentes horários dessa, parábola também podem ser entendidos como diferentes épocas da historia da igreja. Em todas elas, Deus convocou pessoas pra trabalharem pra Ele.

Creia: Nós estamos na ultima hora! A volta de Jesus está muito próxima. Estamos vivendo tempos de oportunidade pra que mais e mais pessoas aceitem o convite e se tornem trabalhadores na vinha de Deus. Jesus virá! “A recompensa também virá”, mas não para todos. Só para os trabalhadores da sua vinha. Seja um deles!

Enfim a 'Festa da Carne'

Antes de mais nada, gostaria de trabalhar a palavra 'Carnaval' e depois meditarmos dentro da ótica bíblica. Origem e antiguidade clássica.

A origem do carnaval é também objeto de controvérsia, mas tem sido freqüentemente atribuída à sobrevivência e evolução do culto de Ísis, das bacanais, lupercais e saturnais romanas, das festas em homenagem a Dioniso, na Grécia, e até mesmo das festas dos inocentes e dos doidos, na Idade Média. Por sucessivos processos de deformação e abrandamento, essas festas teriam dado origem aos carnavais dos tempos modernos, como os que se realizam em Nice, Paris, Roma, Veneza, Nápoles, Florença, Munique e Colônia. Independentemente de sua origem, é certo que o carnaval já existia na antiguidade clássica e até mesmo na pré-clássica, com danças ruidosas, máscaras e a licenciosidade que se conservam até a época contemporânea.

A Igreja Católica, se não adotou o carnaval, teve para com ele alguma benevolência. Tertuliano, são Cipriano, são Clemente de Alexandria e o papa Inocêncio II foram grandes inimigos do carnaval mas, no século XV, o papa Paulo II foi muito mais tolerante e chegou a autorizar o uso da Via Lata, diante de seu palácio, como palco do carnaval romano, com corridas de cavalos, carros alegóricos, batalhas de confetes, corrida de corcundas, lançamento de ovos e outros folguedos populares'.

Ótica na Palavra de Deus
Falar contra o carnaval é enfrentar a correnteza rio acima. É uma pena que o aspecto cultural dos desfiles está tomado pela exploração do sexo. O ritmo diferente e contagiante do samba, as alegorias e representações da história e da cultura brasileira, poderiam ser exportados para o benefício do país. Mas...

Dizem que carnaval é alegria do povo, expressão da cultura e folclore popular. Se fosse só isto, o Salmo 150 até poderia ser um convite para esta festa: 'louvem o Eterno com pandeiros e danças'. Mas a euforia do carnaval desde sua origem até nossos dias tem mostrado que o melhor mesmo é ser contagiado pela tristeza pois este sentimento ao menos pode levar a Deus.

Dedicado ao Momo, deus da mitologia grega que representa a zombaria e o sarcasmo, o carnaval brasileiro debocha dos princípios morais de maneira escandalosa. Apoiada pela televisão sem nenhuma ou pouca censura, a 'festa da globeleza' alimenta a tara sexual e faz o governo distribuir gratuitamente camisinhas aos foliões com o dinheiro dos contribuintes fiéis às suas esposas.Nos Estados Unidos, onde a liberdade de imprensa é constitucional, e quase cada cidadão sabe na ponta da língua a emenda número um, que define a liberdade de expressão, há formas e conteúdos de programas e comerciais que são regulados pelo FCC (equivalente ao nosso Ministério das Comunicações). Isso está baseado em teorias de comunicação comprovadas por pesquisa, no que diz respeito ao impacto dos meios de comunicação de massa, particularmente da TV.

Algumas dessas teorias são: A teoria da Decensitização, do Uso e Gratificações, de Influências Seletivas, de Acumulação de Mínimos Efeitos, e outras. Propagandas de cigarro e bebidas alcoólicas não estão na programação das grandes redes nacionais de sinal aberto. E o clip de chamada do carnaval, com a 'globeleza,' nem pensar. E olha que nos EUA, como em todo o lugar, o sistema de comunicação está 'assim' com o poder econômico.

Na verdade o cristão tem motivos de sobra para se alegrar 'porque a vida sempre é agradável para as pessoas que têm um coração alegre' (Provérbios 15:15). É uma alegria que vem da fé num Deus vivo e não num deus morto (Momo é um deus morto que conforme a mitologia foi expulso do Olimpo para ser na Terra o rei dos loucos). Já dizia a Bíblia que os loucos pecam e não se importam (Provérbios 14:9). Por ser o carnaval uma reedição moderna das religiões pagãs e um convite à promiscuidade, por ser uma festa que destrói o casamento e a família, por ser um 'louvor à carne' que antecede à festa da Páscoa ofendendo o único Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para oferecer a alegria que não acaba, certamente o cristão tem outros motivos para festejar 'com pandeiros e danças'. Além de ser algo saudável para a sua fé, é um testemunho para este mundo infeliz que tanto Deus ama.

Girafas não deviam existir


Já foi provado cientificamente que não existe musculatura do pescoço que seja capaz de suportar o tamanho do pescoço das girafas e que se elas abaixassem a cabeça teriam um aneurisma cerebral. Mas elas bebem água, se deitam... e o pescoço delas desafia a lei da gravidade todos os dias! Ou seja, girafas não deviam existir! Mas elas existem!


A girafa é atualmente o mais alto animal do mundo, chegando a medir quase seis metros, o que faz dela também o maior ruminante terrestre, chegando a pesar mais de mil quilos. Mas o que sempre chama atenção mesmo é o pescoço delas, tanto por fora como por dentro.

Apesar de ter cerca de três a quatro metros, o pescoço da girafa se sustenta em apenas sete vértebras cervicais, típicas na maioria dos mamíferos. Parece incrível, mas a girafa tem o mesmo número de vértebras do pescoço de um rato! A única diferença é que na girafa eles são mais longos e bem maiores.

Grande também é o coração da girafa: pode pesar até 11 quilos e medir 60 centímetros de comprimento e oito centímetros de espessura nas paredes. É um dos maiores corações do mundo! E isso porque o sangue da girafa precisa ser bombeado com muita força para chegar à cabeça do animal. Mas isso ainda não é o mais incrível. Lembre-se que eu disse que ao abaixar a cabeça, a girafa poderia ter um aneurisma. Poderia...

Para que o sangue chegue até o cérebro da girafa, o aparelho circulatório dela dispõe no pescoço de muitos vasos sanguíneos com alças (divertículos) que controlam o fluxo sangüíneo para cima e para baixo – são como válvulas que ajudam o sangue a subir até o cérebro e a descer, compensando o rápido aumento de pressão quando a cabeça está abaixada.

O valor médio da razão pressão sistólica/pressão diastólica, nas girafas, é de 260/160. Esse valor, comparado com o valor médio de uma pessoa – 120/80 – classificaria a pescoçuda como hipertensa. No entanto, essa hipertensão é uma condição necessária para suprir o cérebro do animal com sangue quando o pescoço está levantado.

Como a evolução ou a seleção natural explica a presença de tal musculatura? Ou mesmo os divertículos?

Não tem jeito. Temos que dar o braço a torcer.

Deus é real. E sua obra é perfeita.